[views count="1" print="0"]

Festival de Cinema começa nesta quinta

Há 45 anos abrigando as mais diversas manifestações artísticas, o Centro Cultural Hermes de Paula abre as suas cortinas agora para a sétima arte.

Há 45 anos abrigando as mais diversas manifestações artísticas, o Centro Cultural Hermes de Paula abre as suas cortinas agora para a sétima arte. Nesta quinta-feira (13/6), começa o Festival de Cinema e Audivisual de Montes Claros (Cinemontes), uma promoção da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com uma programação diversa, o evento prosseguirá até sábado (15/6) em comemoração aos 45 anos do Centro Cultural, marcando também o lançamento do curso de graduação em Cinema e Audiovisual, que está sendo criado pela Unimontes.

Promovido pela instituição de ensino, por intermédio do Departamento de Artes, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa conta ainda com o apoio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) da Unimontes. Na abertura do festival, nesta quinta-feira, será assinado um acordo entre a Unimontes e a Empresa Mineira de Comunicação, que é responsável pela Rede Minas, Rádio Inconfidência e outros sistemas de comunicação do Governo de Minas Gerais. Segundo a organização, o festival objetiva “trazer o cinema para a cena cultural da cidade e sensibilizar a comunidade norte-mineira para a importância cultural e econômica do oferecimento do curso de Cinema e Audiovisual em fase de aprovação nos conselhos superiores da universidade.

“O Cinemontes é de uma importância relevante para a Unimontes e para a comunidade geral, muito necessário para que possamos fomentar e chamar a atenção para o curso de Cinema e Audiovisual previsto para ser iniciado em 2025. Também projeta chamar a atenção da comunidade em geral para mais esse ganho no Norte de Minas”, afirma a chefe do departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata.

A dirigente explica como surgiu a ideia do Cinemontes. “No decorrer da construção do projeto do curso de cinema da Unimontes, sentimos a necessidade de uma ação para incentivar a comunidade sobre essa nova proposta acadêmica. Aí pensamos no festival”, afirma Maristela, ressaltando a importância do apoio da secretaria municipal de Cultura, Júnia Rebello, e do CCRAV/Unimontes.

Na programação estão previstos debates temáticos em mesas redondas com produtores, realizadores e agentes culturais locais, oficinas de capacitação e exibição de filmes (documentários, live action e animação). “As atividades serão conduzidas com olhares sobre a importância significativa da atividade industrial do cinema e do audiovisual no cenário local e na economia criativa”, observa a professora Maristela Cardoso da Mata.

Para aquecer as noites dos dias 14 e 15, foram programadas apresentações artísticas no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, com apresentação do Tiri Trio, com releituras da MPB e composições próprias, e o Grupo Senescentes, que trará o melhor do repertório de serestas norte-mineiras.

COMPROMISSO

Em sua primeira edição, destacam os organizadores, o Cinemontes se coloca como promotor do segmento e traz consigo o compromisso das entidades envolvidas em desenvolver a necessária concentração de recursos humanos, intelectuais, materiais e políticos para a integração de diferentes linguagens, infraestruturas e tecnologias, por meio do curso de Cinema. Assim, objetiva contribuir para a formação de mão de obra qualificada, com o oferecimento de prestação de serviços no setor e a consolidação de polo regional de cinema e audiovisual na região do Norte de Minas Gerais. O Cinemontes tem apoio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e do Sicoob Credinosso.

Empresa Mineira de Comunicação marca presença no Cinemontes

O cinema vai ganhando papel de destaque em Montes Claros. Começa, nesta quinta-feira (13), o Cinemontes – Festival de Cinema e Audiovisual. O evento promete colocar a sétima arte na telona, com exibição de filmes e, também, em debates, oficinas e minicursos. Na sessão de abertura, tem palestra com Matheus Rufino, gerente de Produção e Programação Audiovisual Multiplataformas da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), instituição responsável pela Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Matheus Rufino vai falar sobre a produção audiovisual mineira e as iniciativas de fomento à área, que conta com o apoio da Empresa Mineira de Comunicação. A instituição é uma das responsáveis pela intermediação e execução de políticas do Governo de Minas direcionadas ao setor. Entre as iniciativas, estão lançamentos de editais.

A EMC também mantém uma plataforma de streaming, a EMCplay. Esse serviço de vídeo sob demanda oferece, gratuitamente, um extenso catálogo gratuito de filmes e outras produções audiovisuais mineiras. Na ocasião, Rufino ainda vai anunciar algumas das novidades do streaming público que, em breve, muda de nome para Minasplay.

CELEBRAÇÃO dos 45 anos do Centro Cultural Hermes de Paula terá festival de cinema e palestra de Matheus Rufino, da Empresa Mineira de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
Festas de Agosto começam nesta terça
Festas de Agosto começam nesta terça
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Cultura gera mais de 12 mil empregos no primeiro semestre em Minas Gerais
Projeto torna as Festas de Agosto patrimônio imaterial
Januária recebe o espetáculo gratuito ‘O amor possível’
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube