Entre os dias 1º e 5 de julho, a ApexBrasil promoveu em Teresina (PI) a rodada de negócios Exporta Mais Brasil, onde 19 produtores nacionais do setor apícola se reuniram com oito compradores estrangeiros de seis países, resultando em um movimento de mais de R$ 7,7 milhões. Em parceria com a Investe Piauí, agência de investimentos do Governo do Piauí, o evento contou com a participação de empresas brasileiras de mel e própolis e representantes internacionais da Tailândia, Bangladesh, Reino Unido, Polônia, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
“O setor apícola brasileiro segue estratégico para o comércio de exportação, e esta segunda rodada do Exporta Mais Brasil reforça nosso potencial,” afirma Laudemir André Müller, gerente de Agronegócio da ApexBrasil. “Esses encontros possibilitam explorar novos mercados, apresentando a qualidade dos nossos produtos a países que ainda não conheciam nosso potencial.”
Durante o evento, foram realizadas 152 reuniões de negócios, envolvendo produtores de 13 Estados brasileiros, como Minas Gerais, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Thomas Heck, representante da empresa Sarant Ltd, do Reino Unido, elogiou a qualidade do mel brasileiro, destacando que as vendas de seus produtos aumentaram significativamente devido à alta qualidade do mel produzido no Norte e Nordeste do Brasil.