[views count="1" print="0"]

Exército recebe integrantes do Projeto Rondon

Operação “Onça Cabocla” conta com apoio do 55º Batalhão de Infantaria em Montes Claros

Será realizada entre os dias 12 e 27 deste mês, a Operação “Onça Cabocla” do Projeto Rondon, contemplando 12 municípios pertencentes ao estado de Minas Gerais. A Operação terá como centro regional, para concentração inicial dos participantes, a cidade Montes Claros. Comandado pelo tenente-coronel Henrique de Queiroz Henriques, o 55º Batalhão de Infantaria, realiza formatura às 17h30 desta quinta-feira para a recepção dos integrantes do Projeto Rondon. O evento contará com a participação de representantes de diferentes setores da sociedade montes-clarense. Já nesta sexta- -feira, às 10h, será realizada no auditório do Colégio Tiradentes a cerimônia de abertura da Operação “Onça Cabocla”.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.

A ação conta com a parceria dos Governos Federal, Estadual de Minas Gerais, dos municípios selecionados e das Forças Armadas, nesta oportunidade, representadas pelo 55º Batalhão de Infantaria, Organização Militar do Exército Brasileiro que irá prover o Apoio Logístico à operação. Participarão da operação, professores e estudantes universitários de 16 Instituições de Ensino Superior (IES), dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

PARTICIPAÇÃO – A Operação “Onça Cabocla” contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, que atuarão, de forma voluntária, em ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias, cooperando significativamente com o Desenvolvimento Nacional.

Cada município receberá, por duas semanas, 2 IES com 10 integrantes cada, sendo 2 professores orientadores e 8 alunos por universidade. As duas equipes trabalharão com “oficinas” práticas, em diferentes áreas do conhecimento, dentre as quais, Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

As equipes atuarão nos municípios de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí. A cobertura em tempo real será realizada por uma equipe de “rondonistas” que percorrerá todos os municípios durante a Operação. As atividades desse grupo têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais desenvolvidas junto às comunidades menos assistidas.

Em Minas Gerais, o Projeto Rondon já realizou sete operações: “Minas Gerais” em 2006; “Centenário da Comissão Rondon”, em 2007; “Norte de Minas/ Salinas” e “Norte de Minas/Montes Claros”, em 2008; “VERÃO”, em 2009; Operação “Catopê” em 2014; e “Rondon Minas Gerais”, em 2022.

O nome do Projeto, proposto pelos “rondonistas” pioneiros, presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar e engenheiro, reconhecido por seu espírito desbravador e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

A continuidade do projeto demonstra a importância e a força da parceria entre governos federal, estaduais, municipais, instituições de ensino superior e Forças Armadas que, juntos, unem forças para colaborar na busca por um futuro mais justo e sustentável para todos.

AÇÕES MULTIPLICADORAS – Entre 2005 e 2023, o Projeto Rondon realizou 91 Operações, as quais levaram ações transformadoras a um total de 1.320 municípios, estando presente em quase todas Unidades da Federação. O projeto capacitou 25.127 “rondonistas” e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais.

Exército recebe integrantes do Projeto Rondon
O Projeto Rondon no Norte de Minas contará com o apoio logístico do 55º Batalhão de Infantaria em Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251