Neste sábado (26), às 8 horas, será realizada, na comunidade Quilombo de Bem Posta, em Minas Novas, a apresentação do balanço dos 100 dias da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Na ocasião, também será apresentado o Centro de Formação em Educação Quilombola do Vale do Jequitinhonha, vinculado ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)-Campus Quilombo Minas Novas (que está em fase de implantação).
O evento é direcionado a quilombolas, indígenas, pessoas negras, povos e comunidades tradicionais, militantes de organizações populares e movimentos sociais, educadores, gestores, estudantes e agentes políticos, sendo aberto à participação de toda a comunidade. Para quem não puder comparecer presencialmente, há a alternativa de acompanhar o evento pelo canal do IFNMG no Youtube.
Entre as presenças confirmadas, estão a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; o coordenador-geral de Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Araújo; a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre; e a presidenta da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha, Rosária Ribeiro da Costa Rocha. O evento contará, ainda, com outras autoridades e representantes de movimentos ligados a comunidades tradicionais.
PNEERQ
O MEC, por meio da Secadi, vem promovendo encontros com entidades, organizações e redes de ensino para apresentar o balanço de 100 dias da PNEERQ, como o que acontecerá em Minas Novas neste sábado. O objetivo é promover diversas formas de engajamento das entidades e instituições que compõem o movimento negro, que atuam na pesquisa, em espaços acadêmicos e que lutam no combate ao racismo. Esses momentos de encontro vêm demonstrando grande relevância ao gerar um espaço de diálogo aberto e troca de experiências, em que participantes relatam seus desafios e suas expectativas diante da implementação das ações da PNEERQ.
A PNEERQ, criada pela Portaria nº 470/2024, busca implementar ações e programas educacionais destinados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. O público-alvo é formado por gestores, professores, funcionários, estudantes, abrangendo toda a comunidade escolar.
CENTRO DE FORMAÇÃO A segunda parte do evento será a apresentação do Centro de Formação em Educação Quilombola do Vale do Jequitinhonha, que nasceu da parceria do IFNMG-Campus Quilombo Minas Novas e Secadi/MEC. A apresentação será feita pelo professor José Carlos Silvério dos Santos.
O Centro de Formação tem por finalidade promover, cursos, eventos, seminários, encontros, ações de extensão, oficinas, pesquisas e outras ações que contemplem professores, gestores, pesquisadores, estudantes e lideranças quilombolas, principalmente com temas inseridos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) e assuntos relacionados à PNEERQ.
O projeto-piloto do Centro de Formação será executado no Vale do Jequitinhonha e ficará vinculado à Reitoria do IFNMG, sob responsabilidade das Diretorias de Desenvolvimento Institucional e de Assuntos Estudantis, até que a autorização de funcionamento do Campus Quilombo Minas Novas seja formalizada.
O projeto-piloto do Centro de Formação será executado no Vale do Jequitinhonha e ficará vinculado à Reitoria do IFNMG, sob responsabilidade das Diretorias de Desenvolvimento Institucional e de Assuntos Estudantis, até que a autorização de funcionamento do Campus Quilombo Minas Novas seja formalizada.
MOMENTOS CULTURAIS E, por falar em arte e cultura, vale destacar que o evento do próximo sábado também estará repleto de momentos culturais, pontuando a programação: Banda Taquara do quilombo de Bem Posta; cortejo cultural com os grupos quilombolas presentes; apresentação musical dos músicos e educadores Ivan Pestana e Josino Medino; grupo Tamborzeiros Mirins de Chapada do Norte – João Pretinhos; e o espetáculo teatral “A Rua a Lama e a Santa”, com o grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas.