[views count="1" print="0"]

Estudo avalia importância da facilidade de parto

O cenário atual da pecuária de corte exige uma abordagem diferente com o objetivo de aumentar de forma sustentável a rentabilidade do rebanho e reduzir a incidência de distocias.

O cenário atual da pecuária de corte exige uma abordagem diferente com o objetivo de aumentar de forma sustentável a rentabilidade do rebanho e reduzir a incidência de distocias. Diante disso, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em parceria com a USP, Unesp e Embrapa Cerrados, realizou um estudo com o intuito de analisar a importância da adoção da FP como critério de seleção, quantificar a variabilidade genética dessa característica e determinar a associação genética entre FP e outras características de interesse econômico.

O conjunto de dados fenotípicos utilizados foi fornecido pelo programa de melhoramento genético Nelore Brasil da ANCP. As primíparas foram classificadas quanto à necessidade de assistência ao parto, sendo 88% dos partos sem assistência e 12% necessitaram de assistência.

O estudo, que teve início em 2019, comprovou que a correlação genética estimada entre FP e características indicadoras de precocidade sexual das fêmeas foi moderada, sugerindo que a seleção para antecipação do parto em novilhas aumentaria a incidência de problemas de parto nessa categoria, o que traz consequências negativas para a fertilidade.

Entre peso ao nascer e FP as estimativas de correlação genética foram moderadas, indicando que a seleção para menor peso ao nascer reduziria a incidência de distocias. Apesar da correlação genética moderada com FP, a estimativa não é alta o suficiente para afirmar que a característica PN possa servir como indicador direto de FP. Além disso, a seleção para baixo PN pode potencialmente retardar o crescimento animal, dada a sólida e favorável correlação genética entre PN com peso ao desmame e sobreano. Assim, é possível inferir que a FP é um componente crucial a ser considerado em primíparas da raça Nelore.

Para o pequeno produtor rural Antônio Ferreira, o Tone da Serra de Areinha Branca, município de Monte Azul, as características de crescimento pós-desmame, as estimativas de correlação genética foram baixas e próximas de zero, indicando que a seleção para desempenho pós-desmame não influenciaria a FP. Ele trabalha há 40 anos naquela região vendendo coentro, frutas, verduras, legumes, hortaliças nos Mercados ali vizinhos aos sábados de manhã atendendo toda a sua clientela.

RETIRO

Já o pequeno sitiante Laurentino Pereira, 68 anos, o Lau, do município de Santo Antônio do Retiro, no Norte de Minas, que percorre de charrete várias cidades da Serra Geral reforça que em relação às características de carcaça e eficiência alimentar, as estimativas de correlações genéticas com FP foram baixas. Assim, se é desejável obter seleção genética para crescimento, carcaça, eficiência alimentar e bom desempenho ao parto, todos esses critérios de seleção devem ser trabalhados em conjunto.

A seleção para FP em primíparas é um critério importante a ser considerado na raça Nelore, dado o impacto dos efeitos genéticos diretos e maternos sobre esta característica. As estimativas de herdabilidade para FP obtidas no estudo indicaram que a seleção para essa característica é viável para reduzir os problemas ao parto em novilhas precoces.

Outro ponto importante evidenciado nesse estudo é a seleção e acasalamento de fêmeas precoces, onde a FP deve ser levada em consideração. Além disso, a associação genética entre FP e PN apontou que selecionar apenas para baixo peso ao nascer para reduzir problemas de parto não é a estratégia mais adequada para aumentar a FP em novilhas Nelore.

Portanto, os resultados indicam que a adoção de um modelo de seleção multicaracterística combinando a seleção para FP com características reprodutivas e de crescimento melhoraria a seleção para precocidade sexual, resultando em maior sucesso reprodutivo, com menor incidência de distocias, sem prejudicar o desempenho das características de crescimento, eficiência alimentar e de carcaça.

Os cinco anos de estudo científico resultaram na criação da DEP para facilidade de parto para a raça Nelore que será lançada de forma inédita ao mercado brasileiro no 28° Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP, que acontece no dia 16 de agosto, em Uberaba, Triângulo Mineiro, conforme Maria Paula Marinho de Negreiros, médica veterinária e mestre em Ciências e que atua no setor de Genótipos da ANCP.

Estudo avalia importância da facilidade de parto
O cenário atual da pecuária de corte exige uma abordagem diferente para reduzir distocias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Copasa investe na eficiência do sistema de esgotamento sanitário de Janaúba
Copasa investe na eficiência do sistema de esgotamento sanitário de Janaúba
Abertas as inscrições para o I Fórum de Enfrentamento ao Câncer
Abertas as inscrições para o I Fórum de Enfrentamento ao Câncer
Santa Casa realiza atividades pelo Dia Nacional da Doação se Órgãos
Santa Casa realiza atividades pelo Dia Nacional da Doação se Órgãos
Contadora indicada para receber Prêmio Mulheres Além das Gerais
Contadora indicada para receber Prêmio Mulheres Além das Gerais
Estado se aproxima da marca de 1 milhão de empregos
Estado se aproxima da marca de 1 milhão de empregos
Ronaldo Fenômeno anuncia leilão beneficente
HDG desenvolve projeto “Comunicação Assertiva”
HDG desenvolve projeto“Comunicação Assertiva”
HAT participa de Encontro Nacional do Terceiro Setor
HAT participa de Encontro Nacional do Terceiro Setor
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF
Prefeituras têm mais prazo para usar recurso das ações de combate ao coronavírus
Fundação Dr. Moisés Magalhães e Hospital Oswaldo Cruz firmam parceria
Unimontes a dia provas do vestibular para dezembro
Região é uma das mais castigadas
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF