[views count="1" print="0"]

Escotismo completa centenário no País

O centenário da entidade que coordenada o Movimento Escoteiro do Brasil completou 100 anos no dia 4 deste mês

Nesse dia 4 de novembro se comemorou o centenário da entidade que coordena o Movimento Escoteiro no país, a Escoteiros do Brasil. Em homenagem, o monumento ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, símbolo de fé do Brasil para o mundo, foi todo iluminado numa projeção especial sobre essa data.

A Escoteiros do Brasil é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. É a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular desse registro internacional desde sua fundação.

A associação é responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras nas Unidades Escoteiras Locais, espalhadas em todo o território nacional brasileiro.

Considerado como um movimento de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens o seu desenvolvimento pessoal em diferentes áreas, de forma sempre variada e atual, que vão ao encontro das necessidades das novas gerações.

Por mais de 100 anos, os escoteiros têm aperfeiçoado técnicas, ações e conteúdos para que possam continuar sendo o maior movimento de jovens do mundo. E é por meio de um Programa Educativo e do Método Escoteiro que a proposta educativa do Movimento Escoteiro é levada a mais de cem mil pessoas.

Os Escoteiros do Brasil têm como missão contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

Em Minas Gerais, são 133 Grupos Escoteiros ativos espalhados por 76 cidades em 13 distritos. Em Montes Claros, está o 10º. Distrito Norte de Minas, com sete Grupos, cinco na cidade, o GE São José no Colégio São José, GE Darcy Ribeiro, na Escola Normal, GE Imaculada no Colégio Polivalente, ambos no Jardim São Luiz, GE Nova Geração na Escola Estadual Levy Durães, Bairro Regina Peres e o GE Guimarães Rosa, na E.E.Cristina Guimarães, no Major Prates, além de um grupo em Taiobeiras, Norte de Minas e outro em Diamantina.

Concurso de qualidade dos cafés entra na reta final

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) iniciou na segunda-feira (4/11) mais uma etapa de análise das amostras classificadas no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2024. As avaliações serão feitas no Núcleo de Estudo em Cafeicultura (Necaf), da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas.

Durante quatro dias, foram analisadas as 253 amostras classificadas para a segunda etapa. Todas atingiram nota acima de 85 pontos (de um total de 100), seguindo as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.

Os trabalhos de avaliação em Lavras serão feitos por oito especialistas chamados de Q-Arabica Graders. São profissionais com certificação reconhecida internacionalmente e que possuem habilidades avançadas de degustação e avaliação de café do tipo arábica.

Eles irão selecionar as 40 melhores amostras, sendo 20 da categoria Café Natural e 20 da categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. O café natural é aquele que, logo após colhido, é lavado e segue para o processo de secagem. Já os cafés da outra categoria são aqueles que após a lavagem, passam por uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles vão para um descascador e seguem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

As 40 amostras selecionadas passarão por uma nova avaliação, no final do mês, em Belo Horizonte, quando serão definidos os finalistas. O anúncio dos vencedores será na primeira quinzena de dezembro, também na capital mineira.

Na edição de 2024, a competição recebeu um total de 1.406 amostras concorrentes, provenientes de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado. A região das Matas de Minas foi a com maior número de inscritos (840), seguida do Sul de Minas (345), Cerrado Mineiro (151) e Chapada de Minas (70). Esta é a 21ª edição da competição. O concurso vai anunciar os vencedores estaduais das duas categorias, em cada macrorregião produtora, além do campeão estadual, com a maior nota entre todos os concorrentes. Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas e o cafeicultor participante do programa Certifica Minas Café que conseguir a melhor nota.

A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). O patrocínio é do Sicoob Crediminas.

O centenário da entidade que coordenada o Movimento Escoteiro do Brasil completou 100 anos no dia 4 deste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
Cooxupé é líder no setor de Agricultura 
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural