As Escolas Municipais Benedito Valadares, Olavo Bilac, Antônio Oliveira Neto, José Olímpio Fernandes, do distrito de Pajeú e Agente Adolfo Aguiar na zona urbana e da comunidade do Moreira realizaram a Semana da Educação para a Vida, Consciência Negra – Semana da Educação para a Vida – Projeto de Leitura em Monte Azul, no Norte de Minas.
De acordo com a administração municipal, a Semana Educação para a vida conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município. Durante o período, foram desenvolvidos vários projetos, tais como: Consciência negra, alimentação saudável, saúde do corpo, da mente e educação ambiental. Preparando, assim, tais educando para a vida em sociedade, destacaram as diretoras e professoras das escolas da rede municipal.
ESCOLA ESTADUAL – A Escola Rodrigues Alves, fundada no dia 1º de fevereiro de 1936, sendo a mais antiga de Monte Azul, carrega em sua essência uma grande história e de importância imensurável e grandiosa para nossa população. Durante muitos anos, foi a escola da elite daquela cidade na Serra Geral.
Hoje atende uma diversidade tem história bonita, pois dentro do educandário não existe distinção entre as classes. Os eventos organizados durante o ano de 2023 é apenas uma pequena amostra do grande trabalho que está sendo realizado dentro da escola, priorizando sempre a aprendizagem plena dos alunos.
MALETA VIAJANTE – Diante da importância da leitura para que este desenvolvimento aconteça, a abertura do Projeto de Leitura, foi feita em Praça Pública, e durante todo ano letivo este Projeto foi colocado em prática.
Além de oportunizar aos alunos uma melhor aprendizagem, o Projeto Maleta Viajante trouxe a família para dentro da escola. Diante de um retorno tão positivo seu fechamento não poderia ser diferente, o evento aconteceu também em espaço público, com diversas apresentações dos alunos.
Como no primeiro semestre a escola foi contemplada com o Prêmio Escola Transformação, foi desenvolvido também o Projeto de Desenho e Redação, que também foi um sucesso. Trabalhar leitura e escrita são pontos fundamentais para melhorar ainda mais a aprendizagem dos educandos. A premiação dos melhores desenhos e redações foi realizada no mesmo evento.
Durante todo ano, a escola estadual buscou parcerias, educação é coisa séria e papel de toda sociedade e a equipe do Rodrigues vem caminhando para que as dificuldades sejam superadas e uma educação de qualidade aconteça, pois uma sociedade melhor no futuro depende das sementes plantadas até nos dias de hoje, destacam a diretoria e quadro de educadores.