Nesta quinta-feira (8), às 10h, a Equinox Gold realizará, na operação de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, o Simulado Prático de Emergência com Barragens de Rejeitos, para as comunidades que residem em Riacho e Porteirinha.
O simulado, relativo à barragem de rejeitos e barragem de água do Rodeador, localizadas na operação, envolverá os moradores que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e de Meio Ambiente do Estado, além de representantes do poder público municipal dos três municípios. A ZAS das barragens de rejeito e do Rodeador compreende as comunidades de Ouro Fino, Mumbuca, Ribeirão, Rodeador e Tumbica.
“O objetivo dessa situação de emergência simulada é fazer com que população e agentes envolvidos tomem conhecimento das ações previstas numa emergência e sejam treinados em como proceder em situação real. Também é medido o tempo de deslocamento até que todos estejam seguros nos pontos de encontro e atentos ao sinal sonoro”, afirma Rodrigo Dhryell, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades- Mineração Riacho dos Machados.
No dia e horário estabelecidos para o simulado, sirenes de emergência serão acionadas com a seguinte mensagem: “Simulado! Atenção! Este é um simulado de emergência de barragens. Paralisem suas atividades e sigam para os pontos de encontro. Atenção! Este é apenas um simulado.”
Após o término do simulado, será realizada uma avaliação para identificar os avanços e os pontos de melhorias na resposta à emergência. Os resultados serão utilizados para aprimorar os planos de contingência e treinamentos futuros. Tudo em atendimento às exigências da Agência Nacional de Mineração (ANM), que estabelece diretrizes rigorosas para a segurança de barragens de rejeitos de mineração, com o objetivo de prevenir acidentes e minimizar possíveis impactos em casos de emergência.