[views count="1" print="0"]

Encontro Regional do MPMG leva debates sobre temas atuais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou quinta e sexta-feira, 13 e 14, o Encontro Regional de Montes Claros, no Norte do estado.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou quinta e sexta-feira, 13 e 14, o Encontro Regional de Montes Claros, no Norte do estado. Organizado periodicamente em comarcas do interior, o evento reúne palestras, mesas redondas e debates voltados a membros, servidores e comunidade acadêmica da região.

Esta edição dos encontros regionais foi iniciada com um diálogo sobre a atuação estratégica do MPMG nos recursos às instâncias superiores da Justiça. Na mesa de abertura, acompanhada por promotores e servidores do Norte de Minas, o coordenador da Procuradoria de Justiça com Atuação nos Tribunais Superiores, André Ubaldino, ressaltou que as promotorias podem atuar trazendo para o cotidiano das causas locais as interpretações que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem dado à legislação e à Constituição. Isso amplia as possibilidades de êxito nas decisões da Justiça desde o início até a interposição futura de possíveis recursos, fortalecendo teses sobre direitos coletivos defendidas pelo MPMG. “O papel do MPMG nos encontros regionais é alertar os membros e servidores desde a base, para que nós possamos provocar as discussões já no nível do STJ e do STF sobre questões que impactam aplicação da lei no Brasil”, comentou.

O debate sobre o tema foi tratado também pela promotora de Justiça com atuação nos Tribunais Superiores Mariana Lisboa Carneiro e pela procuradora de Justiça Reyvani Jabour Ribeiro. Ambas ressaltaram o aprimoramento da estratégia de interposição e defesa de recursos nos tribunais superiores, com a qualificação das teses e monitoramento de todos os casos, identificando melhor as possibilidades de sucesso e optando por aquelas que podem gerar decisões condizentes com as teses do MPMG. As falas também abordaram a necessidade do diálogo constante entre as comarcas do interior e a procuradoria dos tribunais superiores para que as estratégias funcionem desde a atuação inicial.

Ainda durante a tarde, o promotor de Justiça Davi Reis Salles Bueno Pirajá apresentou falou sobre as viradas racionalistas na produção de provas e como isso impacta na defesa dos direitos coletivos. Em seguida, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Educação (Caoeduc), Ana Carolina Zambon Pinto Coelho, apresentou uma proposta de atuação efetiva contra a violência extrema nas escolas. De acordo com a promotora, a prevenção a massacres e outras agressões graves passa pelo monitoramento precoce de casos de bullying, discriminação, automutilação e doutrinação em redes sociais. Esse processo pode ser feito diretamente por profissionais nas escolas e também contar com apoio do MPMG, que tem materiais disponíveis tanto para o público interno (membros e servidores) quanto para os profissionais da educação. “Em todos os casos que chocaram o Brasil recentemente, os sinais estavam lá, só não foram percebidos”, explicou.

À noite, o evento seguiu para a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com palestra do coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), Mauro Ellovitch Fonseca. Com auditório cheio de estudantes, o promotor apresentou a tipificação penal de uma ampla gama de crimes que acontecem por intermédio de computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos como drones, por exemplo.

Encontro Regional do MPMG leva debates sobre temas atuais
Atuação no combate à violência nas escolas e crimes cibernéticos foram alguns dos assuntos tratados no evento que reuniu membros e servidores e acadêmicos da região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Frete rodoviário volta a subir
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Eletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas 
Frete rodoviário volta a subir
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas