A próxima etapa do Circuito Mineiro de Inovação para o Agro será realizada no município de Buritizeiro, Norte de Minas, nesta quinta-feira, abordando as inovações tecnológicas nos segmentos da pecuária, soja, fruticultura e silvicultura, atividades que se destacam na região do Vale do São Francisco.
O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro.
As etapas são realizadas no formato presencial e, para esta edição, as inscrições já podem ser feitas pela plataforma Sympla, onde também está disponível a programação completa. O encontro de Buritizeiro é o quarto de uma série inicial de cinco eventos, que compõem o Circuito de Inovação Tecnológica para o Agro, promovido em parceria com diversas instituições.
Segundo o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Caio Coimbra, o objetivo dos encontros é apresentar tecnologias acessíveis aos produtores rurais, nas suas variadas atividades e escalas de produção. “Além das palestras com especialistas, estão previstas apresentações de startups, demonstrações práticas, exposição de produtos e serviços e oportunidades de negócios”, detalha o subsecretário.
Os temas de cada evento foram escolhidos após amplo levantamento em todas as unidades regionais da Emater-MG e com as gerências regionais do Sistema Faemg, identificando as principais demandas dos produtores rurais. Nos encontros anteriores, realizados em Uberaba, Passos e Uberlândia, já foram abordados o papel da tecnologia na modernização do agronegócio e o uso das inovações tecnológicas na agricultura familiar e a utilização dos drones agrícolas, respectivamente.
“A programação do encontro de Buritizeiro está dividida em duas etapas. Na parte da manhã, serão abordadas as inovações tecnológicas para a pecuária, que é bastante diversificada na região do Vale do São Francisco. Os temas serão direcionados para a criação de bovinos, piscicultura, apicultura, suínos e aves. Já na parte da tarde, as abordagens serão direcionadas para a cultura da soja, fruticultura e silvicultura”, explica Caio Coimbra.
O evento em Buritizeiro conta com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Sistema Faemg e da Abanorte. A próxima etapa do Circuito Mineiro de Inovação para o Agro será realizada no município de Pitangui, no dia 14 de agosto.