A Câmara Municipal realizou na tarde dessa quarta-feira, reunião especial de homenagem aos 56 anos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Campus Montes Claros, oportunidade em que foi anunciada a criação de novos cursos pela instituição na cidade. O evento contou com a presença de autoridades políticas, civis, militares, diretores e representantes do corpo docente, discente e egressos da universidade.
O proponente da homenagem, o vereador Claudim da Prefeitura, do Cidadania, destacou o orgulho de homenagear a universidade por seu poder transformador na sociedade. “Essa homenagem vem coroar esta instituição que provocou o desenvolvimento em toda região, oferecendo educação pública de qualidade. Desejo vida longa à instituição para conseguirmos transformar ainda mais o norte de Minas”.
A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, agradeceu a honraria, destacou a atuação da universidade no Estado e, especialmente no Norte de Minas, e anunciou a criação de dois novos cursos no campus local. “Foram aprovados no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG os novos cursos do Campus Regional Montes Claros: Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química)”.
Ao encerrar a reunião especial, o presidente da Câmara asa, vereador Junior Martins, do PP, reafirmou a importância da instituição para o desenvolvimento da região e a criação dos novos cursos que trarão mais oportunidades para formação de profissionais de excelência.
HISTÓRICO – O Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG), então Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde”, foi criado pelo Ministério da Agricultura em 1964 e incorporado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 11 de outubro de 1968, por meio do Decreto n.º 63.416, visando formar técnicos em Agropecuária. Em 1975, foi instituído o Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias, visando À implantação de cursos superiores de curta duração em Bovinocultura e Administração Rural (1975 a 1981).
O Campus Regional Montes Claros foi instituído pelo Conselho Universitário da UFMG, por meio da Resolução n.º 03/76, em 15 de outubro de 1976. Em 2 de abril de 1987, o Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias passou a se denominar Núcleo de Ciências Agrárias (NCA) e foi incluído no Estatuto da UFMG como Unidade Especial vinculada à Reitoria, com a Resolução n.º 21-A, de 17 de dezembro de 1987, publicada no Diário Oficial da União de 6 de junho de 1989.
Em 2008, com o nome de Instituto de Ciências Agrárias, deixou de ser uma Unidade Especial da UFMG, vinculada à Reitoria, e passou ao status de Unidade Acadêmica. O foco nas peculiaridades, vocações e necessidades do semiárido norte-mineiro é o principal direcionamento de todo o trabalho de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido no ICA.
Na unidade funcionam os cursos de Graduação em Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia – juntos, eles ofertam 240 vagas anuais. O ICA também oferece Mestrado em Produção Animal, Produção Vegetal e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, além de Especialização em Recursos Hídricos e Ambientais, bem como Doutorado em Produção Vegetal. Além das atividades de ensino e pesquisa, o Instituto destaca-se pelo trabalho de extensão universitária, na maioria, responsável pela integração entre a UFMG e o Norte de Minas.