Nesta quarta-feira (10) serão realizadas as eleições para a escolha do presidente do Diretório Acadêmico do ICA da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros, durante todo o dia.
O estudante e bacharel em Direito, Pedro Barros Lima Martins colheu mais de 400 assinaturas para convocar assembleia geral dos estudantes. No dia 15 de abril deste ano, deflagrou-se uma assembleia em que foi constituída uma comissão eleitoral.
Depois de vários eventos, incluindo a greve dos professores, os editais ativos acabaram sendo reformados por necessidade de adequação ao estatuto da entidade. Assim, concorrem as chapas “ICA em primeiro lugar” e a “Semear”.
A chapa ICA em primeiro lugar é constituída por uma diretoria ornamentada, com cargos que contém lógica estrutural e institucional. Além disso, contam com o apoio de diversas entidades civis e principalmente o deputado federal Zé Silva. Engenheiro Agrônomo vocacionado para áreas de preservação ambiental e agricultura sustentável, ele prometeu construir uma pauta com a chapa, caso seja eleita.
A chapa “Semear”, por sua vez sempre tem defendido a inclusão, apesar dos comportamentos hostis já demonstrados, e representa um desdobramento da tentativa de influência do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Belo Horizonte, cuja chapa eleita, denomina-se “Sementes de Mariele”.
O candidato a presidente da chapa ICA em primeiro lugar Pedro Martins, foi quem convocou a assembleia geral que deu origem ao início do processo eleitoral.
E acima de tudo, conseguiu em menos de três meses, uma liminar na 2ª Vara Cível da Comarca de Montes Claros para regularizar a situação fiscal da entidade, bem como registrar a ata de eleições. Com este feito, foi nomeado o estudante Pedro Martins, como administrador provisório do D.A. teve e tem como missão, garantir a lisura deste processo eleitoral, explica.