Os dirigentes do Hospital Aroldo Tourinho (HAT) de Montes Claros, professor Paulo César Gonçalves de Almeida – presidente, e as enfermeiras Ana Paula Lopes Santos Guerra (superintendente) e Zilá Aparecida Soares Pereira (diretora de qualidade e inovação), realizaram visita técnica ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) estiveram em São Paulo, nessa sexta-feira (1º/12).
A iniciativa da visita in loco faz parte do compromisso da instituição em aprimorar os seus serviços e promover a qualidade do atendimento oferecido à comunidade. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é reconhecido nacionalmente e em toda América Latina, por sua excelência e inovação na área da saúde, sendo referência em diversas especialidades.
No período de 2021 a 2023, o HAT participou do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI, do Ministério da Saúde.
Os gestores do HAT foram recepcionados pela gerente de projetos de Responsabilidade Social, Nídia Cristina de Souza e pela coordenadora de projetos de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Caroline Ferreira Abrahao e por membros da equipe técnica do HAOC no âmbito do projeto PROADI. Em seguida, se reuniram com o diretor-presidente, José Marcelo Amatuzzi de Oliveira e com a superintendente e diretora executiva de sustentabilidade e responsabilidade social, Ana Paula Pinho.
Durante a visita, os dirigentes do HAT puderam conhecer de perto as práticas e as inovações implementadas pela instituição paulistana, além de discutir estratégias para aperfeiçoar os processos já implantados no Aroldo Tourinho com a orientação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “A mentoria oferecida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz ao Aroldo Tourinho no projeto do PROADI é um exemplo de colaboração entre instituições de saúde de diferentes regiões do país, unidas pelo propósito comum de elevar os padrões de atendimento e contribuir para a melhoria contínua do sistema de saúde brasileiro”, comenta a diretora Zilá Soares Pereira.
De acordo com a superintendente, enfermeira Ana Paula Lopes Guerra, “esse intercâmbio de experiências é fundamental para a implementação de melhorias nos serviços prestados pelo HAT, alinhando-se aos padrões de excelência estabelecidos pelo hospital referência em São Paulo e na América Latina”.
“A visita ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz visa não apenas fortalecer as práticas internas, mas também explorar oportunidades de inovação, eficiência operacional e aprimoramento contínuo nos serviços de saúde oferecidos pelo Aroldo Tourinho”, salienta a superintendente.
Ao final, os dirigentes expressaram otimismo em relação aos frutos que essa colaboração poderá gerar. Para o presidente, professor Paulo César, “a expectativa é que as lições aprendidas e as práticas observadas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz possam ser adaptadas e implementadas no Hospital Aroldo Tourinho, resultando em benefícios tangíveis para os pacientes e a comunidade atendida”.
“Essa visita técnica representa mais do que um intercâmbio de conhecimentos; é um passo significativo na busca pela excelência no atendimento à nossa clientela, promovendo uma sinergia positiva entre instituições comprometidas com a qualidade e a eficiência nos serviços prestados”, destaca o presidente do HAT.