O ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, contribuiu recentemente com o projeto, ao doar 10 caixas de leite, com 12 litros cada, além de outras 10 caixas de achocolatados, num total de 120 litros. Outros servidores da Corte mineira se juntaram à rede de solidariedade e doaram mais 200 pacotes de biscoitos e 200 achocolatados. Esses produtos se juntaram às marmitas e foram entregues em julho.
O diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte e membro do NV-TJMG e do Comitê Pop/ Rua Jus, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, celebra a estrutura integrada entre as ações. “Na verdade, o Núcleo de Voluntariado e o Comitê Pop Jus funcionam como estrutura de rede. A gente observa e conhece as iniciativas espetaculares que acontecem em todas as regiões e verificamos como podemos ajudar a catalisar esforços. É uma estrutura de dignidade”, disse o magistrado.
VIDAS TRANSFORMADAS
Em princípio, ser voluntário pode parecer um ato unilateral de ajudar o outro. Contudo, em muitos dos casos, quem doa se beneficia do sentimento de ajuda ao próximo, ressaltou a aposentada Maria das Graças e Silva, que coordena a produção das marmitas no Projeto Bartimeu.
Há um ano em situação de rua, Samuel Rodrigo de Souza agradeceu o apoio do projeto, onde além de almoçar, tem a oportunidade de tomar banho e receber doações de roupas. O acolhimento oferece também outros benefícios que extrapolam os materiais. “Aqui conseguimos conversar com outras pessoas e distrair a mente”, afirmou Samuel. Wesley dos Santos Dantas estava conhecendo o lugar pela primeira vez. “Este apoio vai me ajudar a tirar os documentos e conseguir trabalho”, disse.
Marlon Lopes de Souza é outro exemplo de como projetos como o Bartimeu são importantes para restaurar vidas. Ele viveu por dois anos nas ruas de Belo Horizonte. Comer, tomar banho ou qualquer outra atividade básica era difícil. A superação começou ao se encontrar com voluntários que distribuíam marmitas e ofereciam lugares de acolhimento. “Ninguém me julgava durante essas ajudas”, diz. Hoje, Marlon gerencia uma marmoraria em Itabirito, na região Central do Estado, e conseguiu seguir a sua vida, agora, transformada.
PROJETOS
O comitê Pop/Rua Jus do TJMG desenvolve projetos e ações a serem implementadas para promoção de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua, conforme previsto na Portaria Conjunta nº 1.370/PR/2022, que instituiu o Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional.