O descarte de lixo e entulhos em locais inadequados contribui para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para combater essa prática, o município disponibiliza de alguns Cascos. No entanto, sem a conscientização de boa parte da população, o trabalho se torna ineficaz.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), existem vários Cascos com câmeras e vigilância no município que estão aptos para receber pequenos entulhos como galhos, telhas, tijolos e materiais inservíveis, sem a necessidade de cadastro.
Entretanto, os entulhos são de responsabilidade de quem os gera e, portanto, devem ser encaminhados para um dos Lixões da Esurb, na saída da BR-365, Montes Claros – Pirapora e não sendo permitido o descarte nas vias públicas.
LIXÃO
O bairro está cheio de entulhos, mato e lixo perto de um Lixão na Rua Herculano Miranda, como já foi denunciado de outras vezes pelos moradores quanto a alguns carroceiros, veículos utilitários e motos engatados com carretinhas.
“É preciso uma mudança de hábito por parte da população, pois todos têm consciência de que jogar lixo na rua é proibido e gera multa”, afirma o comerciante Juarez Silva. Com as chuvas, a situação ficou pior e a via praticamente ficou intransitável nos últimos dias.
Ele ressalta que há mais de duas semanas, uma ação contra a Dengue foi promovida de forma integrada entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e diversas secretarias, sendo recolhidas toneladas de lixo e entulhos em várias ruas dos bairros de Montes Claros, inclusive no Grande Major Prates.
“Eu já utilizei o serviço e ele é ótimo. Existe uma pessoa para te recepcionar e, o mais importante, você descarta corretamente o seu entulho, contribuindo para que esse mosquito não se prolifere. É preciso a união de todos”.
A população de Montes Claros precisa se unir, precisa checar os seus imóveis, verificar se o imóvel do vizinho está fechado há muito tempo e, caso esteja com criadouros do mosquito, informar à Ouvidoria da Prefeitura, ou ao setor de Posturas.
Contudo, explica um dos proprietários de imóvel limpo e murado, na Herculano Miranda, Canelas II, sem asfalto e grandes buracos, esquina com a Avenida Francisco Gaetani, no Bairro Major Prates, o motorista José Eduardo Ribeiro, residente na Rua Antônio Maciel (antiga Quatro), Major Prates, ali perto do Canelas I.
Ele reclama ainda que o local necessita de limpeza urgente do município, ainda mais depois que as guias do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) chegaram com valores superiores aos anos anteriores, afirma ao NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS.
IBITURUNA
Há também um Casco na Avenida Major Alexandre Rodrigues, perto da sede da Região Integra de Segurança Pública (Risp) e o 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, que ficam perto da Região do Grande Major Prates, Morada do Sol, Augusta Mota, Funcionários, Vilas Mauricéia, Oliveira, Sagrada Família, entre outros bairros da zona sul.