O Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER) vai executar a obra de asfaltamento que liga o município de Curral de Dentro ao distrito de Mirandópolis, em Taiobeiras, Alto do Rio Pardo – Norte de Minas, a LMG-626, que está em estado lastimável.
A obra está orçada em R$ 65 milhões. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (25) pelo vice-governador Professor Mateus Simões por determinação do Governo de Minas ao prefeito Adaildo Rocha e ao deputado norte-mineiro Arlen Santiago.
Os recursos são do acordo Brumadinho e agora será realizada a licitação pelo DER, uma vez que o projeto está sendo atualizado ainda neste ano. O edital de licitação será publicado ainda neste ano, prevê o vice-governador e o deputado Arlen Santiago, que acompanhou Mateus Simões.
Em abril deste ano, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), representado pelo presidente Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, aproveitando as presenças do procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior e o diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares, em Curral de Dentro, reforçou o pedido pela viabilidade da pavimentação da rodovia que liga o município a Mirandópolis e a revitalização da lagoa, que tem previsão de investimentos de R$ 1,1 milhão.
Sobre a obra de pavimentação ligando Curral de Dentro a Mirandópolis, Tavares ressaltou que foi necessário refazer toda parte de estudo ambiental, de jazida, e de drenagem e isto acabou gastando um tempo maior do que se previa anteriormente, pois o projeto existente já estava antigo e desatualizado. Entretanto, afirmou que ainda que o projeto estará concluído e licitável.
O procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior se mostrou interessado em ajudar na realização desta obra e anunciou o investimento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em outro projeto, a revitalização da lagoa de Curral de Dentro.
“O projeto foi apresentado ao MP para restaurar a lagoa e melhorar o meio ambiente, para que a população usufrua deste bem tão precioso. O MP recupera o dinheiro público desviado de alguma forma, revertendo através dos fundos e com a participação social os recursos são direcionados em projetos sociais que ajudam os municípios.”
Na época, o presidente do Cimams, Valmir Morais de Sá destacou ainda a importância da obra de pavimentação dos 20 km, de Curral de Dentro a Mirandópolis para encurtar distâncias e ajudar no escoamento da produção. “Esta proximidade de Curral de Dentro com MP, através do procurador-geral Jarbas Soares e do diretor-geral do DER, é importante para que este sonho acalentado por anos, enfim, se torne realidade.
“Os municípios circunvizinhos da microrregião do Alto Rio Pardo viverão outra história, pois esta obra quando finalizada irá beneficiar a todos,” afirmou.