O governo estadual entregou na última sexta-feira, Dia dos Gerais, as medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz a personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte de Minas. O evento foi realizado em Matias Cardoso, que, simbolicamente, torna-se a Capital mineira, na data em que se homenageia também a Padroeira da cidade: Nossa Senhora da Conceição.
O deputado Gil Pereira, do PSD, presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, recebeu a Medalha Matias Cardoso, destinada aos homens, das mãos do governador Romeu Zema, do Novo, durante a solenidade, que contou ainda com tradicionais apresentações culturais. Ele entende que a honraria é o reconhecimento ao seu trabalho em prol da região, ao longo dos anos.
Além de colegas parlamentares da ALMG, indicados pelo presidente Tadeu Martins Leite, a homenagem se estendeu a várias autoridades, entre as quais, o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior, também natural de Montes Claros, que recebeu o “Grande Colar”.
HISTÓRIA – O município de Matias Cardoso é conhecido por abrigar a pioneira igreja católica construída em Minas Gerais, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na Praça Cônego Maurício, onde foi montada a estrutura para a solenidade.
A Medalha dos Gerais foi criada por decreto, em 2011, para homenagear os geraizeiros do Estado, comunidades tradicionais do Cerrado. A comenda masculina homenageia o bandeirante, capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida. No século XVII, ele partiu de São Paulo com pouco mais de uma centena de companheiros, integrantes da Bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar comunidades no Norte de Minas, dentre as quais a cidade que tem o seu nome.
Já a medalha feminina homenageia Maria da Cruz, esposa do sobrinho de Matias Cardoso. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Empregava jovens, sustentava e cuidava de enfermos e inválidos, além de contribuir na educação de crianças e adolescentes, pagando mestres de leitura, música e ofício.