Deputado exalta reunião sobre energia limpa

Gil Pereira lembra que Minas Gerais gera mais de 20% da matriz solar no Brasil

O deputado Gil Pereira, do PSD, participou nessa segunda-feira, da abertura da 3.ª reunião do Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20, à qual estiveram presentes o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o vice-governador do Estado, Mateus Simões, do Novo. Com representantes das vinte maiores economias do mundo, em Belo Horizonte, o encontro terminou nessa quarta-feira, apontando caminhos para novo modelo de desenvolvimento social e econômico na transição energética.

“Debatemos temas essenciais para um futuro sustentável, incluindo a mudança climática, financiamento das novas tecnologias, energia limpa acessível a todos e inovação em biocombustíveis”, ressaltou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa.

“Momento em que celebramos, também, os avanços de Minas Gerais na promoção do desenvolvimento sustentável. Somos referência em energias renováveis, especialmente a solar fotovoltaica. Orgulho de fazer parte dessa história e dizer que nosso Estado gera 20% (mais de 8 GW) de toda a energia solar fotovoltaica do Brasil. Vamos continuar juntos nessa jornada rumo a um futuro mais verde e equilibrado”, declarou o parlamentar.

Gil Pereira criou – e a Assembleia Legislativa aprovou – inovadoras leis estaduais de incentivo, propiciando expressivo crescimento ao setor fotovoltaico, desde 2012, especialmente, a Lei Estadual da Energia Solar (nº 22.549/17), primeira no país, que isenta de ICMS usinas com potência de até 5 MW.

PROGRAMA FEDERAL – “Continuo trabalhando com afinco para o avanço do setor, parte fundamental da transição energética em curso, cobrando por exemplo de modo constante, do Ministério de Minas e Energia e da Cemig, a construção de subestações e linhas de transmissão de energia elétrica no Estado, infraestrutura necessária ao escoamento da energia solar gerada e à implantação de novas megausinas, principalmente no Norte de Minas”, explicou Gil Pereira.

Durante o evento, o ministro Alexandre Silveira afirmou que 100% das moradias do programa federal Minha Casa, Minha Vida terão energia solar. Informou que projeto será lançado, possivelmente, na próxima semana pelos ministérios das Cidades e de Minas e Energia, visando estimular não só o desenvolvimento da fonte no país, como também fomentar a geração de empregos e renda, “combatendo a desigualdade de forma verdadeira e sólida”, destacou.

Em julho do ano passado, a fonte limpa e renovável foi incluída no Minha Casa, Minha Vida com a sanção da Lei 14.620/2023 – que recriou o programa habitacional no lugar do programa Minha Casa Verde e Amarela, trazendo incentivos à energia solar.

Com a medida, o governo federal atende a requerimento de Gil Pereira (RQC 6835/16), junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Ministério das Cidades, solicitando a inclusão de sistemas fotovoltaicos em construções populares sustentáveis, além da aquisição de kits de energia solar. “Debatemos temas essenciais para um futuro sustentável, como mudança climática, financiamento das novas tecnologias, energia limpa acessível a todos e inovação em biocombustíveis (etanol, biodisel e SAF – aviação)”, ressaltou Gil Pereira.

Deputado exalta reunião sobre energia limpa
Deputado Gil Pereira e o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em reunião em Belo Horizonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Seminário apresenta projetos nesta quinta
Seminário apresenta projetos nesta quinta
Município adia início do prazo de inscrições para o dia 1º de julho
Montes Claros poderá registrar temperatura mínima de 12ºC
Temperaturas entram em declínio no Norte de Minas
Temperaturas entram em declínio no Norte de Minas
Deputado exalta reunião sobre energia limpa
Deputado exalta reunião sobre energia limpa
Minas celebra redução no desmatamento
Minas celebra redução no desmatamento
Irrigantes se reúnem em Nova Porteirinha e Jaíba
Irrigantes se reúnem em Nova Porteirinha e Jaíba
Parceria projeta potencializar o extrativismo em Montes Claros
Parceria projeta potencializar o extrativismo em Montes Claros
Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas
Parque Estadual de Botumirim inaugura novas estruturas
Bombeiros realizam captura de serpente em área urbana
Cerrado e caatinga apresentam índices de 43% e 37% em Minas
Programa da Prefeitura investe em sustentabilidade e inclusão
Estado entrega 81 novos carros para unidades regionais do IEF
Defesa Civil faz alerta para nova onda de calor em Minas Gerais
Simpósio acontecerá em Salvador
Membros do CBHSF participam do encontro de comitês em BH
Dnocs participa de evento de apresentação do prognóstico de chuvas e seca no semiárido
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste