O médico radio-oncologista e deputado estadual Arlen Santiago destacou a trajetória do colega pediatra Helder Leone Alves de Carvalho, diretor-presidente da Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho, agraciado com duas importantes honrarias em Salinas e Brasília de Minas, como uma das grandes referências em neopediatria na região, e a sua vontade de trabalhar em prol dos menos favorecidos, além de seu espírito de líder, que elevou a Fundação e o Hospital Dílson Godinho a outro patamar nos últimos anos.
“Essa homenagem reforça o compromisso de Helder Leone com a saúde e o bem-estar da população do Norte de Minas, reconhecendo sua liderança e impacto positivo na região. O Dr. Helder é um exemplo de dedicação e liderança, transformando a saúde no Norte de Minas com um trabalho incansável e comprometido que impacta positivamente milhares de vidas”, afirmou o parlamentar.
Ainda em Salinas, Helder e a esposa participaram da festa de encerramento da última reunião de 2024 da Comissão Intergestores Bipartite de Minas Gerais (CIB) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) da região Macro Norte. O evento reuniu secretários de saúde, representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) e do COSEMS para debater pautas importantes do setor.
A Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho foi criada em 17 de novembro de 1995, portanto há 29 anos, e assumiu os atendimentos médicos em saúde quando criou o HDG, em 2006, em Montes Claros, quinta maior cidade do Estado, com mais de 414 mil habitantes.
O Hospital Dílson Godinho é referência em Oncologia, Cardiologia e Nefrologia e atende, conjuntamente com as outras unidades hospitalares de Montes Claros, uma população superior a dois milhões de habitantes, incluindo a macrorregião norte de saúde com 86 municípios, além dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Sul da Bahia.
Oferecemos serviços de média e alta complexidade nas mais variadas especialidades médicas em Montes Claros, nas Unidades de Extensão Clínica em Oncologia e Nefrologia, em Salinas e Pirapora, e na Unidade de Extensão Clínica em Oncologia, em Brasília de Minas.
O HDG possui 146 leitos públicos, convênios e particulares, com previsão de ampliação para 180 leitos até dezembro de 2025. Desse total, 100 leitos serão totalmente voltados para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).