[views count="1" print="0"]

Deputado destaca novo recorde de Minas em energia solar

Gil Pereira aponta geração de milhares de empregos, aumento da receita dos municípios, saúde e educação

Minas Gerais acelera e acaba de ultrapassar a marca histórica de 9 GW em operação da fonte de energia solar fotovoltaica, somando as grandes usinas de geração centralizada (GC), com 4,99 GW, e os pequenos e médios sistemas de geração própria, a geração distribuída (GD), em telhados e áreas de residências, condomínios, comércios, indústrias e propriedades rurais, com 4,01 GW. O novo recorde mineiro de 9 GW corresponde a cerca de 19,44% de toda a energia solar gerada no país, que atingiu total de 46,35 GW. O deputado Gil Pereira, do PSD, comemora mais este avanço desta matriz energética, que projeta Minas cada vez mais em nível nacional.

“Saímos na frente e mantemos a liderança. Resultado da luta que travei pela inovadora legislação mineira de incentivo ao setor, com leis de minha autoria, aprovadas na Assembleia Legislativa, especialmente a de nº 22.549/17 (Lei da Energia Solar Fotovoltaica de Minas Gerais), primeira no país, que isenta de ICMS usinas até 5 MW, beneficiando sistemas de pequeno e médio portes”, ressaltou o parlamentar. E completou: “Trata-se de duplo marco alcançado no Estado, pois a geração centralizada (GC) atingiu 5 GW, praticamente, enquanto a geração distribuída (GD) superou 4,01 GW”, esclareceu Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

SUSTENTABILIDADE E DEMOCRIATIZAÇÃO – “É o melhor Estado para se investir no setor, principalmente na região Norte, que lidera em projetos de grandes usinas e fazendas solares. Significa mais empregos locais e de qualidade (diretos e indiretos), investimentos privados e aumento das receitas municipais, recursos revertidos em serviços à população”, declarou Gil Pereira.

Além das suas solicitações constantes por leilões de linhas de transmissão, junto à Aneel, EPE e ao Ministério de Minas e Energia (MME), atendidas pelo governo federal, a luta do deputado continua também com foco na popularização da energia solar, através dos seus requerimentos, acolhidos pelo Banco do Nordeste (BNB) e Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por exemplo, para progressiva redução dos juros e da burocracia para financiamento de sistemas de geração fotovoltaica, para pessoas físicas e jurídicas.

MINHA CASA, MINHA VIDA – Em atendimento a requerimentos de Gil Pereira (RQC 6835/16, RQC 8995/24 e O RQC 9085/24), junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e aos ministérios de Minas e Energia e das Cidades, o governo federal construirá milhares de moradias com painéis de energia solar no Estado, beneficiando significativo número de famílias mineiras com economia na conta de luz. Ao todo, serão 500 mil famílias atendidas no país até 2027. Na primeira etapa de contratações, em Minas Gerais serão 16 mil famílias beneficiadas, em 40 municípios, com previsão de início das operações no segundo semestre, conforme os ministros de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, e das Cidades, Jader Filho, responsáveis pelo programa. Os painéis terão a capacidade de atender ao consumo mensal de uma família, na faixa de 150 kWh, segundo informou o MME.

Deputado Gil Pereira comemora novo avanço da energia solar em Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Simulador de Votação ajuda eleitores a se familiarizarem com a urna
Simulador de Votação ajuda eleitores a se familiarizarem com a urna
Deputado destaca novo recorde de Minas em energia solar
Deputado destaca novo recorde de Minas em energia solar
Presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, solicita apoio do deputado Roberto Andrade (PRDMG) ao Projeto de Lei 4538/2021
Presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, solicita apoio do deputado Roberto Andrade (PRDMG) ao Projeto de Lei 4538/2021 
1
Montes Claros pode definir eleição no 1° turno
Projeto que beneficiará o Cerrado avança na Assembleia Legislativa
Projeto que beneficiará o Cerrado avança na Assembleia Legislativa
Ministra aponta imprensa livre como pilar da democracia
Ministra aponta imprensa livre como pilar da democracia
Norte-mineiro toma posse no TST
Norte-mineiro toma posse no TST
Aplicativo Pardal recebe mais de 4 mil denúncias no 1º fim de semana de campanha eleitoral
Adequando ao entendimento praticado no âmbito federal, atividade de silvicultura no estado passa a ser licenciada por modalidade simplificada
Tribunais poderão solicitar mais prazo para implementar política
Eleições para prefeito já estão quase definidas em 214 cidades
Promulgada emenda que exige dos partidos investimento em cotas raciais
Prefeituras receberam novo repasse de FPM
Prazo para pedir transferência para seção com acessibilidade acaba hoje
Estado antecipa mais duas parcelas da dívida da saúde com municípios
Governo pede audiência com STF para tratar da dívida com a União
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Vazamento de gás de cozinha mobiliza CB
Homem preso após ameaçar e agredir a sua companheira
Rapaz morto a facadas no quintal de sua casa
Feminicídios caem 20% no Estado neste ano
Bombeiros combatem incêndio em residência