O Governo de Minas anunciou a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, que vai ligar os municípios de Manga e Matias Cardoso. A notícia foi dada durante eventos realizados nos dois municípios na última quinta-feira, 25, e contou com a presença do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.
O deputado estadual Arlen Santiago, do Avante, participou das cerimônias e recebeu o anúncio com grande satisfação. Ao longo dos anos, o parlamentar realizou audiências e enviou ofícios com a demanda para o Governo do Estado. “A ponte que liga Manga a Matias Cardoso é um sonho da população de muitos anos, e finalmente estamos vendo tomar forma”, comentou.
Segundo o governo, a nova ponte vai ter 1.160 metros de extensão e variante de três quilômetros. A obra está orçada em R$ 150 milhões e os recursos são provenientes do Acordo de Reparação do rompimento da Barragem de Brumadinho. A ponte é um compromisso da atual gestão de Minas Gerais com esta parte do Estado.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explicou que o projeto da ponte foi finalizado no primeiro semestre de 2024, e a licitação para a escolha da empresa responsável pela construção deve ser publicada entre o final deste ano e o início de 2025. Ele ainda informou que a expectativa é de que a ordem de início das obras seja dada em março do ano que vem.
Para o deputado Arlen Santiago, a construção da ponte “é uma prioridade, uma vez que vai permitir o desenvolvimento dos municípios que estão localizados na região, representando geração de renda e qualidade de vida para a população”.
Estiveram também presentes nas solenidades o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner Santiago, além de prefeitos, vereadores e demais autoridades e convidados da região.