Candidato a prefeito de Montes Claros, mais uma vez, nas eleições de outubro deste ano, o deputado federal Paulo Guedes, do PT, que conta com o apoio dos demais partidos de esquerda, esteve no Palácio do Planalto, nessa terça-feira, cobrando o governo federal ações para melhorar a saúde na cidade, que se complica com o fechamento de leitos pediátricos. Ele também se reuniu no Ministério da Saúde em busca de alternativas para amenizar o quadro, pelo fato de a cidade ser referência em saúde para todo o Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e até parte da Bahia. O parlamentar também pediu empenho do governo para avançar com o Programa Minha Casa, Minha Vida.
Durante encontro com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Paulo Guedes tratou de projetos importantes para Montes Claros e para todo o Norte de Minas. Segundo ele, pelo fato Paulo Guedes se reúne com ministro Alexandre Padilha e pede atenção aos dois setores em Montes Claros de ser a principal cidade da região, referência em saúde, além de outros setores como ensino de terceiro grau e comércio, Montes Claros tem que receber atenção especial do governo federal, visando a buscar alternativas para resolver seus problemas, alguns crônicos, que demandam mais articulações políticas, para que avance no tocante ao desenvolvimento socioeconômico, com reflexos na qualidade de vida da população.
O parlamentar, que cumpre o segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, externou preocupação especialmente com a saúde pública na cidade, cuja prestação de serviços gera sucessivas reclamações ao não atender às necessidades da população, de forma especial a mais necessitada que tem o SUS como principal e única alternativa para se socorrer. Paulo Guedes fez referências especialmente ao fechamento dos leitos pediátricos, um dos graves problemas, que deixa a população em extrema dificuldade, sem a devida e necessária assistência às crianças do Norte de Minas.
O deputado fez veicular vídeo pelas redes sociais, dando conta de sua audiência com o ministro Alexandre Padilha. “Hoje em Montes Claros, todo mundo falando sobre o fechamento de leitos pediátricos”, afirmou Paulo Guedes, ao frisar que o ministro prometeu ajudar. Logo em seguida, ele se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, por determinação da ministra Nísia Trindade, em busca de medidas para a reativação destes leitos, além de tentar melhorar a saúde como um todo.
DÉFICIT HABITACIONAL – Ainda na conversa com Alexandre Padilha, Paulo Guedes abordou sobre a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida, em função do expressivo déficit habitacional em Montes Claros, fundamental para combatê-lo com resultados mais significativos. Lembra que nos dois primeiros governos do presidente Lula, do PT, foram construídas mais de 13 mil casas na cidade, mas há oito anos o programa paralisou, em construir uma única casa. Frisa que uma das missões do atual governo é permitir que a população mais simples concretize o sonho de acesso à casa própria, para viver com mais dignidade.