Sempre comprometido com as questões que podem gerar desenvolvimento para o Norte de Minas, o deputado Arlen Santiago, do Avante, comemora a publicação do aviso de licitação do recapeamento da MGC122, no trecho de entroncamento da BR-251, que liga os municípios de Capitão Enéas e Espinosa, passando por Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Catuti, Mato Verde e Monte Azul, com 110,9 km de extensão.
O parlamentar, que está há alguns anos na linha de frente para viabilizar essa obra, esclarece que a autorização do aviso de licitação demorou um pouco mais para ser publicada porque ele, atendendo a um pedido do prefeito Reinaldo Teixeira, da Câmara Municipal e da população capitão-eneense, pleiteou a elaboração de um termo aditivo ao contrato. O pedido se refere à inclusão da construção de um trevo de acesso pela MGC-122, na entrada de Capitão Enéas. “Pedi a inclusão do trevo considerando a real necessidade de melhorar as condições de acesso e, principalmente, garantir a segurança dos que transitam pelo local, uma vez que inúmeros acidentes têm ocorrido na região”, explica Arlen Santiago.
O deputado lembra que, levando em conta as condições da via, com centenas de buracos que provocam acidentes, danificam veículos e atrapalham o tráfego da região, ele já havia conquistado junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a realização de uma operação tapa-buraco, entre os municípios de Janaúba e Porteirinha.
“Essa é uma luta que vínhamos travando há anos. Conquistamos operações tapa-buracos, mas o que sempre buscamos nas diversas audiências no Governo do Estado e demais órgãos responsáveis foi uma solução definitiva para a questão. Agora é com grande satisfação que vejo esse grande passo que é dado hoje. Agradeço o governador Romeu Zema, o secretário Pedro Bruno e o diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares, pelo comprometimento. Continuaremos, como sempre, acompanhando o andamento de todo o processo até a conclusão da obra”, disse o deputado.
Arlen Santiago ressaltou que a ação trará inúmeros benefícios para a região que, segundo ele, encontra-se em um forte processo de crescimento, com a atração de investimentos que estão gerando mais empregos nas indústrias e também na zona rural, devido à expansão do agronegócio. Ele também afirma que o recapeamento reforçará ainda mais o crescimento já que se trata de uma rodovia de integração nacional, responsável pelo escoamento da produção entre o Norte de Minas e o Nordeste do país.
Os interessados em participar da licitação devem realizar a entrega dos envelopes, contendo proposta e documentação, até as 17 horas do dia 30 de outubro deste ano, na forma prevista no Edital, no Serviço de Protocolo e Arquivo – SPA do DER/MG, em Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas no site www.der.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3235-1272.