A 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada Leninha, do PT, foi homenageada na última sexta-feira, na Câmara Municipal de Montes Claros, com o título de Cidadã Benemérita, uma honraria concedida às pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população.
A proposição foi da vereadora Professora Iara Pimentel, do PT, que destacou a trajetória política e profissional da parlamentar e o merecimento do título como mulher negra, de luta e resistência. “Leninha é mineira dos Gerais, nasceu em Montes Claros, onde iniciou sua vida profissional e política. Professora, trabalhou em diversas escolas públicas do Norte de Minas e também foi diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação e foi nas organizações da sociedade civil que Leninha trabalhou, e continua trabalhando, buscando a justiça social e o bem viver”, destacou.
A vereadora fez referências aos importantes projetos de lei apresentados pela deputada, que foram aprovados e se tornaram leis, cujos efeitos práticos se fazem sentir de imediato, como a Lei da Dignidade Menstrual, a Lei de Turismo de Base Comunitária; a Lei que permite a compra de sementes crioulas produzidas pela agricultura familiar, tradicional no sistema de compras do estado, a lei que garante aos estudantes do ensino superior público acesso aos equipamentos para aulas online e acesso à internet, por exemplo.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil cumprimentou a Câmara Municipal pela homenagem e enfatizou as ações de Leninha em prol da população e do bem comum. “Somos muito bem representados pela deputada na Assembleia, como gestora pública ela faz o seu melhor, sempre pensando no avanço da população, em ajudar ao próximo, parabéns pelo título”, concluiu.
Em seu pronunciamento, a mais nova Cidadã Benemérita de Montes Claros agradeceu a todos os presentes, familiares e vereadores e destacou sua bandeira de luta. “Para chegar até aqui eu procurei andar com pessoas do bem, tratar todos como amor, carinho e diálogo. Sou defensora de todos, principalmente das mulheres, minha defesa não tem bandeira, represento a voz de todas as diversidades. Agradeço de coração por este título e sigo sendo sempre esta pessoa”, finalizou.
SOBRE A HOMENAGEADA – Marilene Alves de Souza, é natural de Montes Claros, mais conhecida como Leninha, é professora, sindicalista e política brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente exerce o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É graduada em Ciências Biológicas e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Exerceu a docência nas redes municipal e estadual de ensino. Como professora, foi eleita diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e presidente regional da Central Única dos Trabalhadores. Nas eleições de 2018, foi candidata a deputada pelo Partido dos Trabalhadores e eleita com 51.407 votos a uma vaga na ALMG. Foi reeleita nas eleições de outubro do ano passado. Também foi eleita 1ª vice-presidente da AL e já respondeu pela presidência, em pelo menos duas oportunidades, em substituição ao presidente Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB.