[views count="1" print="0"]

Decisão pode mudar Câmara de Caratinga 

Foto: Reprodução

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Decisão pode mudar Câmara de Caratinga

A Justiça Eleitoral da 72ª Zona Eleitoral julgou procedente, nesta segunda-feira (18), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apurava fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Caratinga. A decisão, assinada pelo juiz Alexandre Ferreira, declarou que a candidatura de Cláudia das Graças Vieira, lançada pelo Republicanos, foi fictícia e teve como único objetivo cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido pela legislação. Caso a decisão seja mantida, o quociente eleitoral será recalculado e a composição da Câmara Municipal de Caratinga poderá sofrer mudanças significativas. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/justica-eleitoral-reconhece-fraude-a-cota-de-genero-e-anula-votos-do-republicanos-em-caratinga/

Vereador perde mandato também em Nanuque

A Justiça Eleitoral cassou nesta semana o mandato do vereador Elson de Souza Lima (PT), reeleito nas eleições municipais de 2024. A decisão, resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral, também tornou o parlamentar inelegível pelos próximos oito anos, até 2032. De acordo com a sentença, Elson cometeu duas irregularidades graves. A primeira foi o autofinanciamento acima do limite legal, com a doação de R$ 18,5 mil à própria campanha — quase o dobro do valor permitido por lei. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

https://jornalemtempo.com/justica-eleitoral-cassa-mandato-do-vereador-elson-lima-por-abuso-de-poder-em-nanuque

Entidades beneficiadas com agricultura familiar

A agricultura familiar de Muzambinho ganhou mais um destaque: os produtores Atílio e Sebastiana, do bairro Bom Retiro, agora fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. A produção de morangos da família passa a ser destinada a instituições sociais do município, fortalecendo a solidariedade e garantindo alimento de qualidade para quem mais precisa. Entre as entidades beneficiadas estão a Casa Lar, Casa de Apoio, AAFAM, APAE, Projeto do Deserto, Lar São Vicente e a Vila São Benedito. (Folha Regional – Muzambinho)

https://afolharegional.com.br/noticias/agricultores-do-bom-retiro-passam-a-fornecer-morangos-ao-programa-de-aquisicao-de-alimentos-em-muzambinho/

Tarifaço faz Cooxupé buscar compradores

Diante do que considera um momento de “inércia política” nas negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre o tarifaço, a Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do País, está investindo em canais de comunicação diretamente com os clientes norte-americanos.Nas próximas semanas, uma delegação da cooperativa, a maior exportadora de café arábica brasileiro, vai visitar países na Ásia, incluindo a China, para tentar encontrar novos compradores. As informações foram transmitidas a produtores rurais pelo presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo. (Observo – Passos)

https://www.observo.com.br/no-tarifaco-cooxupe-abre-dialogo-com-clientes-como-starbucks

Valadares quer a duplicação da BR-381

Na tarde desta segunda-feira (18), lideranças políticas, empresariais e sociais se reuniram na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Governador Valadares, para discutir a duplicação da BR-381 no trecho que liga a cidade a Belo Oriente. O movimento apartidário resultou na leitura de um manifesto cobrando do Governo Federal a inclusão do trecho no contrato de concessão da rodovia. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

https://drd.com.br/reuniao-com-autoridades-em-valadares-cobra-duplicacao-da-br-381-ate-o-municipio/

Formiga terá melhorias na segurança

A Câmara Municipal de Formiga aprovou projeto de grande impacto para a segurança pública e gestão urbana do município. Ele permite que os recursos arrecadados pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública sejam também utilizados para expansão e melhoria dos sistemas de videomonitoramento, conhecidos popularmente como Olho Vivo. A mudança visa integrar a iluminação pública com a vigilância eletrônica, utilizando postes de luz como suporte para a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Essa integração de tecnologias tem como objetivo aumentar a segurança nas ruas e melhorar a gestão pública, criando uma infraestrutura mais eficiente e conectada com as necessidades dos cidadãos. (Últimas Notícias – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/legislativo-aprova-projeto-de-iiluminacao-publica-com-olho-vivo-em-formiga/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Autocuidado feminino: um compromisso diário com quem somos
Autocuidado feminino: um compromisso diário com quem somos
Médica indiciada por morte de paciente
Médica indiciada por morte de paciente
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
O poder da mamografia na luta contra o câncer
O poder da mamografia na luta contra o câncer
Pirapora sedia trilha presencial de alfabetização regional
Pirapora sedia trilha presencial de alfabetização regional
Feirinha do Planalto atrai centenas de pessoas todas quartas-feiras
Feirinha do Planalto atrai centenas de pessoas todas quartas-feiras
Lançamento de livro eterniza a voz de Zé Vicente
Lançamento de livro eterniza a voz de Zé Vicente
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
MPMG investiga caso em Montes Claros
Montes Claros promove Dia Nacional da Visibilidade Trans com ações de cidadania e saúde
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Montes Claros Vôlei abre temporada 2026 em casa
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Empresa inaugura PA Busines Park 
Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões no Edital BDMG Municípios 2026 para financiar infraestrutura e sustentabilidade 
Autocuidado feminino: um compromisso diário com quem somos
Sigma Lithium anuncia retomada das atividades de mineração na Mina 1, no Vale do Jequitinhonha 
Mineiros lideram aprovações no Sisu