[views count="1" print="0"]

Darcy Ribeiro entra para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Darcy teve reconhecida atuação na defesa dos direitos dos povos indígenas e contribuiu para a defesa da educação e da cultura do país

O montes-clarense Darcy Ribeiro se junta a nomes como Chico Mendes, Ulysses Guimarães, Zumbi dos Palmares, Nise da Silveira, Zilda Arns, Santos Dumont e Machado de Assis, nas páginas de aço do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O educador, antropólogo, político e pesquisador teve reconhecida atuação na defesa dos direitos dos povos indígenas e contribuiu para a defesa da educação e da cultura do país.

A honraria foi concedida a Darcy Ribeiro pelo Congresso Nacional, confirmada e sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa terça-feira (12), por meio da Lei nº 15.020/2024, também assinada pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e pelos ministros Camilo Santana, da Educação, e Ricardo Lewandowski, da Justiça e da Segurança Pública.

O título é dado a protagonistas da liberdade e da democracia do Brasil, os quais tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. A indicação de Darcy para compor o chamado Livro de Aço foi proposta pelo senador Paulo Paim. Até março do ano passado, conforme registros do Senado Federal, a honraria havia sido concedida a 64 personalidades, entre eles, escritores, revolucionários, inventores, intelectuais e lideranças políticas e de movimentos históricos.

BIOGRAFIA

 Nascido em Montes Claros, Darcy Ribeiro ajudou a fundar o Museu do Índio e contribuiu para a criação do Parque Indígena do Xingu. Fez importantes estudos para a Unesco e para Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em sua carreira política no Senado Federal, relatou a proposta que resultou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a chamada Lei Darcy Ribeiro. Na vida acadêmica, foi responsável pela criação da Universidade de Brasília (UnB).

Durante a ditadura militar implantada a partir de 1964, Darcy Ribeiro se exilou, período em que viveu em vários países da América Latina. Foi nesse momento que o antropólogo se dedicou a literatura, escrevendo e publicando romances que o fariam ocupar uma das cadeiras de imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL). Uma de suas maiores contribuições foi o consagrado livro O Povo Brasileiro, de 1995, que é um estudo profundo sobre as raízes da diversidade e das desigualdades formadoras dos brasileiros

LIVRO DE AÇO

Criado em 1992, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é formado por páginas de aço com nomes e pequenas biografias dos homenageados. Reconhecida como patrimônio cultural material do país, a obra – que pode ser tocada pelos visitantes – fica em exposição permanente aberta ao público, no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Darcy teve reconhecida atuação na defesa dos direitos dos povos indígenas e contribuiu para a defesa da educação e da cultura do país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251