Cruzeiro e Boca Juniors definem quem será o clube classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira (22/8), no Mineirão. A bola rola para o jogo de volta das oitavas da competição às 21h30. A equipe argentina, que venceu a primeira partida na Bombonera por 1 a 0, tem a vantagem de poder empatar. Uma vitória simples da Raposa leva a decisão para a disputa de penalidades, um triunfo celeste por 2 ou mais gols classifica o Cabuloso diretamente para a próxima fase.
A principal dúvida de Fernando Seabra no Cruzeiro está em Álvaro Barreal, que sentiu dores na perna esquerda, na última partida celeste no Brasileirão. O argentino participou do treinamento regenerativo ainda na Bahia, mas sua participação no jogo desta quinta não é certa. William e Lautaro, que não atuaram no empate contra o Vitória, treinaram normalmente.
O Boca, que poupou toda equipe na última rodada do Campeonato Argentino, não vai contar com o autor do gol xeneize na primeira partida, Cavani. O artilheiro uruguaio foi diagnosticado com uma lesão na coxa esquerda.
RETROSPECTO – Além de um Mineirão abarrotado de torcedores empurrando o time, o Cruzeiro terá outro fator a seu favor diante do Boca Juniors na noite desta quinta- -feira: o retrospecto. Historicamente, a Raposa tem números positivos em relação ao adversário atuando no O Cruzeiro possui a sexta maior torcida do país e o Atlético a oitava, conforme estudo feito pela Atlas/Intel, em parceria com o Estadão. De acordo com o levantamento divulgado na última segunda-feira (19/8), 5,4% dos entrevistados se declararam torcedores da equipe celeste e 4% da alvinegra. O Cruzeiro, segundo a pesquisa, é o clube que possui maior torcida fora do eixo Rio-São Paulo. Flamengo e Corinthians brigam pelas primeiras posições. A equipe carioca ficou em primeiro lugar, com 20,1%, seguida pelo Corinthians, com 14,5%. O top 5 tem ainda o São Paulo (7,6%), Palmeiras (7%) e Vasco (6,6%). O levantamento foi feito entre os dias 1 e 5 de agosto, em 1.341 municípios brasileiros. Ao todo, a pesquisa recebeu 7.374 respostas pela internet, conforme sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. A margem de erro, segundo a Atlas/ Intel, é de 1%. estádio. Ao todo, foram oito duelos no Gigante da Pampulha, com cinco vitórias para o clube brasileiro, dois empates e um triunfo do argentino.
Enquanto o Cruzeiro marcou 13 gols, o Boca Juniors fez oito. Esta será a primeira vez que eles se enfrentarão em Minas Gerais pela Copa Sul-Americana. Entre os duelos históricos, está uma vitória celeste por 2 a 1, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores da América de 1994. Após ganhar no La Bombonera pelo mesmo placar, brilhou a estrela de um jovem fenômeno: Ronaldo. Ele fez um golaço, ao driblar toda a defesa adversária e ajudar o Cruzeiro a se classificar para as oitavas de final. O outro gol foi marcado por Luís Fernando Flores. O último embate entre eles aconteceu em outubro de 2018, em jogo válido pela volta das quartas de final da Libertadores. Após derrota por 2 a 0 em Buenos Aires, houve empate por 1 a 1 em Belo Horizonte, e a equipe mineira foi eliminada — os gols foram marcados por Sassá e Pavón.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES CRUZEIRO: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon (Kaiki); Lucas Romero, Matheus Henrique (Walace) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz, Álvaro Barreal e Juan Dinenno. Técnico: Fernando Seabra.
BOCA: Sergio Romero; Luis Advíncula, Cristian Lema, Marcos Rojo, Lautaro Blanco; Cristian Medina, Pol Fernández, Agustín Martegani, Kevin Zenón; Miguel Merentiel e Milton Giménez. Técnico: Diego Martínez.
ARBITRAGEM – Wilmar Roldan (COL) apita a partida, auxiliado por Jhon León (COL) e John Gallego (COL). No VAR, Juan Lara (CHI) será o responsável. RURALZÃO 2024 Campeonato Rural teve quatro jogos no domingo O Campeonato Rural de Montes Claros teve quatro jogos, que haviam sido adiados, realizados no último domingo (18/8). Na categoria Aspirantes – Pedra Preta 0 x 1 Santa Rosa, e Eduardos 1 x 2 São Pedro, na categoria Titular – Pedra Preta 0 x 1 Santa Rosa e Ermidinha 1 x 3 Imperador de Nova Esperança. Perto do fim da etapa classificatória, a equipe titular do Santa Rosa é o destaque da competição, venceu sete jogos, marcando impressionantes 29 gols, média superior a 4 gols por partida, e sofrendo apenas 8. Na próxima rodada, que será realizada domingo (25/8), serão realizados os jogos entre Barreiras x Vila Nova, União Santo André x Samambaia, Pedra Preta x Ermidinha e Santa Rosa x Imperador. Os duelos pela categoria Aspirante terão início às 13h30, enquanto as partidas do Titular começarão às 15h30.
A classificação da categoria Aspirante: CHAVE A: Samambaia e União Santo André estão classificados com 12 pontos; Vila Nova tem 6; e Barreiras, 0. CHAVE B: Campos Elíseos (15) e Lagoinha (10) se classificaram; Juventude do Riachinho tem 7 pontos e Serra Verde, 3.
CHAVE C: Barcelona de São Pedro (15) está classificado; São Pedro (6) e Eduardos (3) disputam a outra vaga para as quartas de final. Na chave C, havia ainda o Estrelinha de Aparecida, que foi excluído da competição pela utilização de um jogador irregular. CHAVE D: Santa Rosa (17) e Imperador de Nova Esperança (13) estão classificados; Pedra Preta (9), Ermidinha (4) e União de Camela (2) não têm mais chances.
Na categoria Titular: CHAVE A: Vila Nova (12) está classificado, Barreiras (10) e Samambaia (7) lutam pela segunda vaga; o União Santo André, com 0, não tem mais chances de classificação. CHAVE B: Juventude do Riachinho (14) e Serra Verde (11) se classificaram; Lagoinha (6) e Campos Elíseos (1) não têm mais chances. CHAVE C: Barcelona (13) está classificado; São Pedro (4), Eduardos e Estrelinha de Aparecida, ambos com 3 pontos, disputam a outra vaga. CHAVE D: Santa Rosa (21) se classificou com folga; a equipe do Pedra Preta (12) está muito perto da vaga, e só pode ser superada pelo Imperador de Nova Esperança (7); União de Camela (5) e Ermidinha (1) já estão fora do páreo.