A Raposa disputará o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana nesta temporada que está prestes a começar. Para conseguir ter bom desempenho nas competições, o Cruzeiro fez mudanças importantes e se lançou ao mercado em busca de novas peças para o time. A reestruturação do Cruzeiro começa pelo comando técnico. O clube anunciou a contratação do argentino Nicolás Larcamón, demitido do León, do México, após a eliminação no Mundial de Clubes da Fifa de 2023. Ele chega para assumir a vaga preenchida interinamente pelo diretor Paulo Autuori na reta final da Série A.
O departamento de futebol da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste atacou o mercado e confirmou três chegadas. A primeira delas foi o zagueiro Zé Ivaldo, que estava no Athletico-PR, mas tinha um pré-contrato assinado com os mineiros desde julho do ano passado. Ele firmou vínculo até dezembro de 2026. O segundo reforço foi o atacante Rafa Silva. O atleta de 31 anos rescindiu contrato com o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, e acertou com a Raposa até o fim deste ano. A terceira aposta do Cruzeiro é o atacante Gabriel Veron. O ponta de 21 anos foi emprestado pelo Porto, de Portugal, até dezembro de 2024, com opção de compra dos direitos econômicos fixados.
Os torcedores cruzeirenses vivem a expectativa de mais anúncios de reforços. O clube mineiro tem tratativas bem encaminhadas com dois jogadores indicados por Larcamón e que atuavam no futebol mexicano. Lucas Romero é um deles. O Cruzeiro acertou as bases salariais com o volante e costurou a forma de pagamento junto ao León ainda na semana passada. A princípio, o vínculo será de dois anos. O anúncio da volta do ‘El Perro’ pode ocorrer a qualquer momento. Outro atleta que pode ser oficializado é Juan Dinenno. O centroavante argentino já se despediu do Pumas e é aguardado em Belo Horizonte nesta sexta-feira (5/1), data da apresentação do elenco na Toca da Raposa 2. Léo Aragão, que pertence ao Bragantino, também defenderá o uniforme estrelado em 2024. Ainda em dezembro, ele assinou um pré-contrato válido até o fim de 2025 e será o terceiro goleiro da equipe celeste.
O Cruzeiro não passou nem perto de conquistar um título em 2023. O planejamento esportivo já previa que o clube teria algumas dificuldades no primeiro ano de retorno à elite nacional. Contudo, as metas para 2024 já são mais ousadas. O objetivo principal é melhorar o desempenho nas competições de mata-mata (Copa do Brasil e SulAmericana). Outro ponto importante é voltar a conquistar o estadual, o que não ocorre desde 2019. Internamente, a Raposa colocou como meta mínima esportiva o décimo lugar na Série A, além das quartas de final da Copa do Brasil.