[views count="1" print="0"]

Corregedoria-Geral de Justiça realiza 2ª Semana Nacional do Registro Civil

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Núcleo de Voluntariado do TJMG realizam, em parceria com 12 instituições, a 2ª Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!, entre os dias 13 e 17 de maio.

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Núcleo de Voluntariado do TJMG realizam, em parceria com 12 instituições, a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, entre os dias 13 e 17 de maio. A edição deste ano é destinada a pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional.

MANGA

As ações serão realizadas na Unidade de Atendimento Integrado (Uai) Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte; na Terra Indígena Xacriabá, em São João das Missões, que pertence à Comarca de Manga; nas unidades do Sistema Socioeducativo; e no presídio São Joaquim de Bicas II e na penitenciária José Maria Alkimin, ambos na Região Metropolitana de BH.

O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024-2026, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, abrirá a 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Uai Praça Sete, no dia 13 de maio, às 8h. A ação será realizada em todo os Estados e no Distrito Federal.

No Uai Praça Sete serão oferecidos gratuitamente à população em situação de rua os serviços de emissão de certidão de nascimento, de casamento e de carteira de identidade, no novo modelo nacional; serviços relativos ao CPF; consulta sobre a situação eleitoral; atendimento do INSS para a orientação sobre benefícios previdenciários; atendimento sobre o CadÚnico; atendimento jurídico; e divulgação dos serviços prestados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Na comunidade Xacriabá, nas unidades socioeducativas e nas unidades prisionais serão oferecidos os serviços de emissão de certidão de nascimento, casamento e carteira de identidade, também de forma gratuita.

Para expedição das certidões de nascimento e de casamento e da nova carteira de identidade para o Povo Xakriabá, em São João das Missões, uma equipe do Recivil está realizando o cadastramento prévio nas comunidades indígenas. Durante a Semana Nacional, as pessoas beneficiadas pelo evento se concentrarão na comunidade Brejo Mata Fome, onde uma estrutura de atendimento proporcionará os meios necessários para a coleta dos dados e a emissão dos documentos. O trabalho contará também com o apoio dos órgãos A Semana Nacional do Registro Civil foi criada pela Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento nº 140/2023, e tem como objetivo enfrentar o sub-registro civil, bem como ampliar o acesso à documentação básica às pessoas em estado de vulnerabilidade. Em 2023, na primeira edição do evento, foram realizados mais de mil atendimentos, expedidas 450 certidões de nascimento ou casamento e 426 Carteiras de Identidade Nacional (CINs).

A organização da 2ª Semana Nacional do Registro Civil foi coordenada pelos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, Luís Fernando de Oliveira Benfatti, Simone Saraiva de Abreu Abras e Wagner Sana Duarte Morais, que exercem a superintendência adjunta dos serviços notariais e de registro de Minas Gerais. Os magistrados realizaram diversas reuniões para articular todos os aspectos necessários à realização da ação com as entidades parceiras.

Participam desta edição: a 3ª VicePresidência do TJMG; o Núcleo do Voluntariado do TJMG; o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); a Receita Federal do Brasil; o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese); a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag); a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase); o Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais (Recivil); a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH); a Fundação Nacional do Índio (Funai); e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
North acelera e reforça ataque
Irmão assassina outro com facada por causa de som alto