[views count="1" print="0"]

Copasa substitui redes para combater perdas de água

Copasa iniciou substituição de rendes de distribuição de água na Avenida Cula Mangabeira

A Copasa intensifica as ações voltadas para o controle de perdas de água nas redes de distribuição em Montes Claros. A iniciativa visa melhorar a qualidade do fornecimento de água tratada, garantindo a pressão adequada nas redes e evitando a ocorrência de intermitências, com o objetivo de assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população.

Com recursos de R$ 700 mil, foram iniciadas neste mês as obras de substituição de 3.500metros de redes de distribuição, localizadas avenida Cula Mangabeira, uma das principais vias públicas da cidade. Localizada na zona sul de Montes Claros, a avenida faz ligação entre os bairros Centro, Cândida Câmara, Vila Guilhermina, Santo Expedito, Sagrada Família e Major Prates, ao longo de 4,1 quilômetros de extensão.

O projeto prevê ainda a substituição e padronização de 440 ligações residenciais e comerciais, a fim de beneficiar cerca de 1.500 pessoas. De acordo com o gerente regional da Copasa, Rômulo de Souza Lima, as obras integram o projeto de substituição de redes e ramais por tubulações em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material que oferece maior durabilidade, resistência à corrosão e flexibilidade.

“A iniciativa visa modernizar o sistema de abastecimento de água do município, reduzindo a incidência de perdas por vazamentos e facilitando futuras manutenções, uma vez que as redes serão instaladas próximo ao passeio (sarjeta). Essa medida evita intervenções, tais como recomposições asfálticas ao longo da via. Com vida útil superior a 50 anos, o PEAD representa um avanço em eficiência e sustentabilidade para a infraestrutura urbana”, ressalta.

Durante o período de obras, previsto para conclusão em outubro deste ano, os trechos da via nos quais são executados os serviços estarão sinalizados, com o apoio e supervisão da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans).

Além disso, cumprindo o compromisso com a transparência nas ações e o bem-estar da população, equipes de mobilização social da Companhia promovem com visitas porta em porta às residências ao longo da avenida. A medida serve para informar e esclarecer dúvidas dos moradores sobre o cronograma das obras, os impactos temporários e, principalmente, os benefícios a serem gerados pelos serviços.

OPERAÇÃO – A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário em Montes Claros desde a década de 1970. O serviço de abastecimento de água opera com três Estações de Tratamento de Água (ETAs), com 149.060 ligações ativas, interligadas por 1.793.599 metros de redes de distribuição. Diariamente, são distribuídos, em média 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade.

Já o sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com151.602 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.220.879 metros de redes de esgotamento.

Copasa iniciou substituição de rendes de distribuição de água na Avenida Cula Mangabeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251