LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Copasa garante recursos para universalizar saneamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) firmaram parceria que garantiu acesso a uma linha de crédito de 200 milhões de euros, aproximadamente R$ 1,12 bilhão.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) firmaram parceria que garantiu acesso a uma linha de crédito de 200 milhões de euros, aproximadamente R$ 1,12 bilhão. O montante será usado para o fomento das ações de melhoria do sistema de abastecimento de água e de ampliação da rede de tratamento e coleta de esgoto em todos os municípios atendidos pela empresa em Minas Gerais.

O acordo e reconhecimento do financiamento como Empréstimo Sustentável (“Sustainability Loan”) e Empréstimo Azul (“Blue Loan”) foram celebrados nessa quarta-feira, durante evento na sede da empresa, em Belo Horizonte, que contou com a presença do presidente da Copasa, Guilherme Duarte, do diretor financeiro e de relações com investidores da Companhia, Carlos Augusto Botrel Berto, e do diretor regional da AFD para o Brasil e Cone Sul, Dominique Hautbergue.

“A França sempre foi um parceiro estratégico de Minas Gerais, e esse acordo de financiamento é mais uma iniciativa da Copasa para consolidar a atuação do nosso estado na rota da economia global. Temos a perspectiva de fortalecer essa relação, especialmente por meio de estratégias focadas em sustentabilidade e inovação para o desenvolvimento da infraestrutura em saneamento em Minas Gerais”, destacou Guilherme Duarte.

Essa é a primeira vez que a Copasa obtém o reconhecimento de uma linha de crédito rotulada como Empréstimo Sustentável e Empréstimo Azul. A certificação foi obtida por meio do parecer independente da Erm Nint, empresa de consultoria e avaliação de “Environmental, Social and Governance” (ESG), que opinou: “Com base nos procedimentos de avaliação conduzidos e evidências obtidas, a linha de crédito estruturada entre a Agence Française de Développement (AFD) e a Copasa está em conformidade, em todos os aspectos materiais analisados, com os componentes e categorias de projetos elencados nos Green Bond Principles, Social Bond Principles, Guidelines for Blue Finance e boas práticas de mercado para captação de empréstimos sustentáveis e azuis, e, portanto, pode ser rotulada como ‘Empréstimo Sustentável’ e ‘Empréstimo Azul’”.

O enquadramento como blue loan foi fundamentado nas diretrizes da International Finance Corporation (IFC), convergente com financiamento de ações que contribuem para a proteção dos oceanos e/ou melhoria da gestão dos recursos hídricos. Já a certificação como sustainability loan veio com a confirmação de que a Copasa está “alinhada aos Green Loan Principles e Social Loan Principles (versões de junho de 2022), aos Sustainability Bond Guidelines (versão de junho de 2021) e às melhores práticas de mercado para emissão de instrumentos de dívida sustentáveis”.

O empréstimo reconhecido internacionalmente é dedicado às ações e aos investimentos de melhoria do sistema de abastecimento de água e de ampliação da rede de tratamento e coleta de esgoto em todos os municípios atendidos pela empresa em Minas Gerais, bem como a preservação hídrica e a inclusão social. Esses projetos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, notadamente aos objetivos No. 3 (Saúde e Bem-Estar), No. 6 (Água Potável e Saneamento), No. 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e No. 14 (Vida na Água).

Na avaliação de Carlos Augusto Botrel Berto, a iniciativa é um sinal positivo da Companhia aos investidores e outros agentes de mercado. “A Copasa segue fomentando a implantação de padrões adequados de desempenho ambiental e social, a fim de estimular a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e a transparência na governança empresarial. A ampliação do acesso aos serviços de saneamento básico traz benefícios ambientais e sociais impactantes ao reduzirmos a poluição ambiental, melhorando a condição de saúde das pessoas”, disse.

Além do financiamento, a parceria fornecerá assistência técnica e alocará recursos a fundo perdido para as ações de restauração de mananciais de abastecimento público (Programa Pró Mananciais), para a gestão do lodo gerado em Estações de Tratamento de Esgoto e para a continuidade de ações voltadas à igualdade de gênero, diversidade e inclusão social.

Para Dominique Hautbergue, a parceria com a Copasa é profícua e tem como propósito expandir as ações focadas na universalização do saneamento básico e em créditos de carbono. “Temos como princípio apoiar iniciativas governamentais que estimulem a gestão sustentável dos recursos naturais, o apoio à transição energética e ao progresso social. Nesse sentido, o financiamento para projetos de saneamento que visem um modelo de baixa emissão de carbono está intimamente ligado com o nosso propósito”, afirmou.

Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Copasa garante recursos para novos investimentos na melhoria do sistema de abastecimento de água e de ampliação da rede de tratamento e coleta de esgoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias