[views count="1" print="0"]

Copasa adota tecnologia para controle de perdas de água em Januária e Itacarambi

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem intensificado as ações para o combate a perdas de água nas redes de distribuição dos municípios de Januária e Itacarambi, no Norte de Minas.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem intensificado as ações para o combate a perdas de água nas redes de distribuição dos municípios de Januária e Itacarambi, no Norte de Minas. A iniciativa visa melhorar a qualidade do fornecimento de água tratada ao garantir a pressão adequada nas redes e evitar a ocorrência de intermitências, visando assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população.

Com investimentos de quase R$ 40 mil, foi iniciada neste mês a operação do 4Fluid Móvel, – sistema de gestão e monitoramento de perdas na distribuição de água – capaz de realizar a identificação automática de vazamentos ocultos de água em redes e ramais da companhia.

De acordo com o assistente administrativo André Sousa Rosa, responsável pela gestão de perdas, as coletas de pontos suspeitos de vazamentos não aparentes foram iniciadas em Itacarambi e Januária, de forma simultânea, e serão estendidas para outros 15 municípios, seguindo um cronograma que leva em consideração as distâncias entre as localidades e os índices de perdas.

“No prazo de seis meses de vigência do contrato, a previsão é que as pesquisas sejam realizadas em cerca de 70 mil ligações prediais, com expectativa de redução de perdas dos atuais 20,25% para 17%. Para isso, estamos empenhados em agilizar a etapa de coletas dos dados para atuar nos pontos indicados como suspeitos pela tecnologia de inteligência artificial”, destacou.

Ainda de acordo com o profissional, o trabalho de controle de perdas é realizado de forma preventiva e contínua, por meio do desenvolvimento e execução de planos de ação baseados em estudos e diagnósticos assertivos. Além disso, ações complementares também são adotadas, tais como setorização, redução das pressões nas redes e substituição de ativos, visando o alcance de resultados que impactam positivamente na melhoria do abastecimento.

Na avaliação do gerente regional da Copasa em Januária, Edson Marinho, a contratação da nova tecnologia proporcionará condições para reduzir ainda mais os índices de perdas. “A coleta de dados dará suporte para que as equipes de manutenções de campo possam atuar com maior eficiência e precisão. Nesse primeiro momento, o trabalho será realizado em Januária e Itacarambi e, posteriormente, nos demais municípios inseridos no projeto”, concluiu.

FUNCIONAMENTO

Utilizando a inteligência artificial, o dispositivo composto por um coletor portátil e uma haste funciona por meio de sensores conectados aos hidrômetros e cavaletes. A partir dos ruídos captados pelo equipamento e posterior análise dos sons obtidos, em poucos segundos é possível detectar a ocorrência de vazamentos nas tubulações.

Após a coleta e identificação dos pontos com suspeita de vazamentos ocultos, com as coordenadas via satélite da sua provável localização, equipes especializadas da Copasa fazem a confirmação, utilizando geofones (equipamentos utilizados nas redes de abastecimento para a localização de vazamentos não visíveis pelo método da acústica) de última geração. Em seguida, equipes da Copasa são mobilizadas para executar os serviços de correção dos vazamentos identificados.

Copasa adota tecnologia para controle de perdas de água em Januária e Itacarambi
Sistema de inteligência artificial é utilizado para detectar vazamentos ocultos nos sistemas de abastecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção