A Coordenadoria da Criança e do Adolescente Municipal de Montes Claros comemora neste sábado (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Faça bonito proteja nossas crianças e adolescentes. Denuncie – Disque Direitos Humanos – 100.
Ouvir a criança é proteger a infância, defendem os órgãos municipais protetores das vítimas. Durante a manhã dessa quinta-feira (16), na Praça Dr. Carlos, centro, várias ações foram realizadas pela prefeitura através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social abordando a questão de abuso sexual infanto-juvenil e reuniu centenas de pessoas.
Durante o evento, teve muita brincadeira e apresentação de lutas marciais com crianças e adolescentes de um grupo da Rua Humaitá, Bairro Morrinhos por um mestre em jiu-jitsu e palestras sobre o assunto, cujos números de casos envolvendo abusos sexuais que vem crescendo expressivamente nas escolas e dentro do próprio lar por parentes e vizinhos.
Os sinais de abuso sexual infanto-juvenil causam mudanças de humor, comportamento repentina; vergonha excessiva, insônia, problemas com concentração, traumas físicos, relatos de medo constante, entre outros sinais. Na maioria dos casos acontece principalmente com pessoas próximas que usam a relação de amizade e confiança para abusar da criança ou do adolescente com intuito de se satisfazer sexualmente.