O conselheiro Wanderley Ávila realizou o plantio de uma acácia amarela imperial nos jardins do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), no último dia 20, em um gesto carregado de simbolismo e gratidão. A acácia amarela, conhecida por sua beleza e resistência, representa a força dos laços que são formados ao longo da vida. Ele é ex-prefeito de Pirapora e ex-deputado estadual.
O conselheiro, que se aproxima de sua aposentadoria, expressou seus sentimentos em uma declaração emocionada e relembrou a sua primeira reunião com a equipe de trabalho em seu gabinete, há 20 anos, quando já adiantava que queria formar uma “nova família” e utilizou como exemplo a fruta romã, que prima pela união dos seus grãos.
“Em todo órgão que passei durante minha vida pública, deixei plantada uma acácia amarela imperial, árvore que simboliza a força dos laços que são por nós formados, além de ser símbolo de paz, segurança e bem-estar. Plantei com o atraso de 20 anos aqui na nossa Corte de Contas mineira, mas nesse momento tão importante para mim, quando se aproxima a minha aposentadoria. Sou grato a todos com quem aqui trabalhei, aos meus pares e amigos que aqui fiz, na certeza de que ninguém planta tudo que colhe nem colhe tudo que planta. Por isso, sejamos gratos por colher do que foi plantado pelos que nos antecederam e humildes para deixar muito para os que ainda estão por vir, podem ter certeza de que, durante esses 20 anos aqui, constituímos uma nova família, com os conselheiros, servidores, funcionários, do mais humilde ao presidente do Tribunal, amigos do meu gabinete, os atuais e outros que já se foram, minha passagem por esta Casa está marcada em minha vida de forma imperecível e indestrutível, assim como é a Acácia, árvore da vida”, disse o conselheiro.
O gesto foi acompanhado pelo presidente do TCE, conselheiro Gilberto Diniz e também por servidores e amigos pessoais do conselheiro Wanderley Ávila. Realizado em um momento de importante transição pessoal e profissional, eterniza no solo da Corte de Contas mineira a força dos vínculos cultivados ao longo de décadas, deixando uma marca indelével de gratidão e esperança para os que ainda virão. Wanderley Ávila é autor da Lei Estadual que oficializou o dia 20 de agosto como “Dia do Maçom” no Estado de Minas Gerai e, junto com a acácia amarela, fixou no jardim uma placa de pedra com os seguintes dizeres: “Oh! Quão bom e quão sua ve é que os irmãos vivam em união”.
O servidor Túlio Martins, em nome dos colegas presentes, parabenizou o Conselheiro pela iniciativa de plantar justamente uma acácia amarela, árvore que floresce mesmo nas condições mais adversas e, por isso, tão simbólica. “Neste momento, aproveitamos para celebrar a trajetória de vida pública do Conselheiro Wanderley Ávila, homem cuja história pessoal é marcada pela retidão, sabedoria e dedicação ao bem comum. Que seu exemplo inspire a todos nós a continuar trilhando o caminho da virtude. O plantio desta árvore não está atrasado 20 anos, quando se aproxima a aposentadoria do Dr. Wanderley, mas sim no tempo certo de tudo, pois, como bem disse o Conselheiro, ninguém colhe tudo que planta nem planta tudo que colhe”