Uma amiga pode ser quem acolhe e ajuda uma vítima de violência doméstica a denunciar. Mas ela não precisa existir fisicamente. A robô Frida, novo lançamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), pode ser acionada a qualquer momento por mensagem no aplicativo de Whatsapp. Ela guarda segredo e sabe tudo o que uma mulher precisa fazer para cortar o ciclo de violência, quando se sente preparada. O contato da robô está disponível para moradores de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte: (31) 98483-7062 – apenas por mensagens.
A Frida funciona como uma atendente virtual. Ela foi treinada para acolher, orientar e socorrer mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A vítima pode salvar o contato da robô como o de uma amiga, evitando levantar suspeitas por parte do agressor.
“Quando acionada, a atendente virtual inicia uma conversa com a vítima de forma automática, com mensagens pré-programadas de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, direcionamento e avaliação de risco, podendo a polícia ser acionada presencialmente”, explica a PCMG. O contato da robô também pode servir para esclarecer dúvidas sobre a Lei 11340/06, realizar denúncias e agendar dia e horário para requerimento de medidas protetivas. Segundo a Polícia Civil, a Frida está em constante aprendizado e sob atualização.