[views count="1" print="0"]

Comitê inicia tratativas para definir estratégias de segurança

A primeira reunião do Comitê de Segurança Pública da 50ª Expomontes foi realizada nessa quinta- -feira (9/5) na sede da 11ª RISP, em Montes Claros.

A primeira reunião do Comitê de Segurança Pública da 50ª Expomontes foi realizada nessa quinta- -feira (9/5) na sede da 11ª RISP, em Montes Claros. Estavam presentes representantes das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Penal; Bombeiros; Exército; Sociedade Rural; Cia Promoções; das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Saúde e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros; Procon; MCTrans; e Conselho Tutelar.

Dados da PM conferem 168 ocorrências em quatro edições, sendo: 2018- 61; 2019-47; 2022- 28; e 2023-32, para um público de cerca de 400 mil pessoas em dez dias. Segundo o capitão Frederico Borges Evangelista, chefe da Seção de Planejamento da 11ª RPM, a Expomontes é um evento extremamente seguro.

“Existe um esforço conjunto por parte das forças de segurança, no sentido de reforçar o policiamento nos dias dos eventos, de forma que haja uma supremacia de policiais atentos e dispostos a garantir a segurança de todas as pessoas que ali frequentam. É um evento de relevância regional, quiçá estadual e que demanda um esforço conjunto muito grande do ponto de vista do planejamento e da execução do trabalho policial. Em razão disso, nos reunimos para que possam alinhar e fazer um trabalho para garantir a segurança de todos”, destacou o militar.

O comitê foi criado em 2018 e de lá pra cá uma série de medidas e condutas foram desenvolvidas. Para o delegado regional, Bruno Rezende, a Polícia Civil, a exemplo de outras Expomontes, trará o ônibus, que é uma delegacia móvel, que fica durante todos os dias ou praticamente todo o evento, dando esse suporte à Polícia Judiciária na identificação de eventuais autores de crimes, como aconteceu ano passado, que inclusive culminou na prisão em flagrante de alguns suspeitos.

“Além disso, deve deslocar a estrutura da delegacia especializada de atendimento à mulher, para que a gente tenha ali uma sensibilização, uma panfletagem e uma fiscalização das violências atreladas ali contra as mulheres, crianças e adolescentes. Ela tem também um reforço da sua equipe de apoio, que fará a fiscalização ostensiva no parque, além de atuação das equipes de inteligência, evitando furtos de celulares, como tem acontecido nos últimos eventos ou outros crimes. Toda essa estrutura é reforçada também pela delegacia de plantão. A Polícia Civil é uma parceira da cidade e o evento, e manterá toda a estrutura necessária para garantir a segurança no local.

Ele também compartilha de que a Expomontes é um evento seguro, um dos maiores eventos do estado de Minas Gerais. O advogado Renato Alencar, diretor jurídico da Sociedade Rural, salienta que é fundamental o Comitê, porque é dele que sai toda a estratégia de segurança e do êxito da Expomontes.

“Então, começamos mais cedo para que todos os detalhes fiquem bem claros e que a população possa usufruir de uma exposição segura e muito alegre. A Sociedade Rural, contribui e colabora com todas as forças de segurança, esperando que o evento, que recebe 400 mil pessoas, seja cada vez melhor”, destacou. A Expomontes será realizada de 28 de junho a 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

Comitê inicia tratativas para definir estratégias de segurança
Reunião do Comitê de Segurança Pública da 50ª Expomontes na sede da 11ª RISP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251