Dezenas de passageiros da zona norte de Montes Claros passaram um tremendo sufoco para chegar ao local de trabalho e a outros destinos, na manhã dessa quinta-feira (28/12). O ônibus da linha 2603, que faz o itinerário entre os bairros Jaraguá II e Santo Amaro, na faixa das 6h20, apresentou um problema não revelado e os usuários, que já estavam sufocados dentro do veículo superlotado e pelo forte calor, tiveram que fazer uma baldeação para outro coletivo na Praça do Bairro Planalto.
A viagem, que já estava atrasada, se atrasou ainda mais, causando grande estresse entre os usuários, que teriam que se explicar depois para os seus chefes e patrões o motivo do retardamento da chegada, nem sempre digerido pelos superiores. O imprevisto ocorreu dois dias após a empresa Alprino tirar de operação o ônibus da linha 2201, alegando demanda reduzida de passageiros durante as férias escolares.
O coletivo, que transporta um número infinitamente maior de trabalhadores e outras pessoas com objetivos diversos do que estudantes, faz o percurso entre a UFMG e a Prefeitura, atendendo a usuários dos bairros Universitário, JK, Planalto, Guarujá, Interlagos, Santa Laura, Esplanada, Vera Cruz, São João, São José e Centro. Porém, com a sua retirada de circulação nas férias, o impacto foi parar diretamente dentro dos ônibus da linha 2603, que já passam no Planalto superlotado, deixando muitos passageiros para trás.
Mas, nessa sexta-feira, o sufoco foi maior, com superlotação, forte calor e os usuários sendo obrigados à baldeação para outro coletivo para conseguirem chegar aos seus destinos. O argumento de parte dos passageiros, principalmente do Bairro Planalto, para amenizar o problema seria a ativação da linha 2201 ao menos na parte da manhã e no final do expediente, na volta para casa. Além da superlotação, atrasos e do calor sufocante dentro dos veículos, os usuários reclamavam também das condições dos ônibus, a maioria apresentando vários problemas mecânicos e falta de ar condicionado. O carro reserva colocado à disposição ontem também estava com um ruído sonoro irritante, deixando os viajantes ainda mais estressados