Atlético e Cruzeiro divulgaram, nessa segunda-feira (29/1), uma nota conjunta em que explicam por que decidiram por torcida única nos clássicos até o fim de 2025. Segundo os clubes, a ideia é melhorar o diálogo entre as direções e torcidas para que, posteriormente, as partidas voltem a contar com visitantes. Apesar do acordo entre as partes, há a possibilidade de clássicos com ambas torcidas em competições sul-americanas, caso a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não permita tal medida. Os clubes mineiros já haviam chegado a um consenso na sextafeira passada, devido à proximidade do próximo clássico. Os times se enfrentarão no sábado, às 19h30, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
ÚLTIMO CLASSICO
O último e único clássico disputado na Arena MRV até então foi marcado por polêmicas. Em 22 de outubro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético retirou as portas e itens de higiene dos banheiros femininos, além de não comercializar bebidas alcoólicas para os torcedores do Cruzeiro. O clube alvinegro, por sua vez, cobra o clube celeste na Justiça pelas depredações de cadeiras, além de adesivos arrancados e vasos entupidos no setor de visitantes. O Atlético avalia os prejuízos gerados por ações de torcedores do Cruzeiro em R$ 395.583,31.
NOTA
Galo e Cruzeiro celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol. No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante. A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais.