A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou no último sábado (28/10), a etapa regional da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae) 2024, que tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
A Conferência contou com delegações de 51 municípios norte-mineiros, reunindo cerca de 400 representantes da sociedade civil e de segmentos educacionais, setores sociais, órgãos do Poder Público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área e em defesa da educação.
Ao dar boas-vindas aos participantes, a secretária municipal de Educação de Montes Claros, professora Rejane Veloso Rodrigues, agradeceu o esforço de todos em se deslocarem de seus municípios, muitos deles a mais de 200 quilômetros de distância, para participar e contribuir com as discussões. “Essa Conferência representa um momento ímpar, onde podemos discutir, planejar e dar encaminhamento a propostas para melhorar ainda mais as políticas públicas voltadas para a educação. Estamos muito felizes que todos tenham respondido sim a esse chamado, se dispondo a contribuir com essas discussões tão importantes”, acolheu.
Representando os gestores dos municípios participantes da Conferência, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, iniciou seu pronunciamento parabenizando a todos pelo Dia do Servidor Público e destacou que Montes Claros está conectada com os demais municípios e, por isso, a importância de realizar a Conferência de forma regional, para construção de políticas públicas que atendam às demandas, considerando as especificidades de cada município.
“Em alguma medida, os municípios estão interligados, e o sucesso de um município representa o sucesso da região. Por isso, ao discutir, juntos, as políticas públicas para a educação, temos a oportunidade de contribuir para a construção de uma educação eficaz, capaz de transformar o conhecimento em oportunidades”, ponderou.
Também participaram da mesa de abertura da Conferência a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva; Célio Gonçalves Moreira, representando SindUte; Célia Salgado, presidente do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros; e o vereador Daniel Dias, representando a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Montes Claros e demais vereadores dos municípios participantes.
A etapa territorial é preparatória para a Conferência Nacional Extraordinária de Educação – Conae 2024, que será realizada em janeiro em Brasília/DF, e balizará a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos.
Durante todo o dia, os participantes se dividiram em sete grupos para estudo e discussão dos eixos que compõem a Conae 2024 e as propostas de emendas ao Documento Referência, divulgado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). As contribuições apresentadas pelos participantes serão consolidadas e entregues na Etapa Estadual.
Ao final da Conferência, foram realizadas as plenárias para eleição dos delegados que participarão das discussões nos níveis estadual e nacional, e a aprovação das moções apresentadas.