Nessa segunda-feira (29/1), uma nova área de baixa pressão colaborou para a formação de nuvens carregadas sobre o interior de Minas Gerais. O volume de chuva foi bastante elevado e provocou pontos de alagamentos e enchentes em várias áreas, inclusive em Montes Claros. Para ontem estava previsto 15mm de precipitações, mas até o início da tarde o município já tinha recebido 23mm de chuvas. Há possibilidade de mais precipitações ao longo desta semana, inclusive na transição de janeiro para fevereiro.
As chuvas em Montes Claros superaram a média histórica para o mês. Até a tarde de ontem, o município já tinha recebido 231mm de chuvas, o que representa 183% da média histórica para janeiro, que é de 126mm. E deverá encerrar o mês com o dobro da média. No Norte de Minas e boa parte do território capixaba, inclusive a capital Vitória, desde a madrugada havia muita nebulosidade, com pancadas de chuva ocorrendo a todo o momento.
A tendência para esta terça-feira é que a chuva continue acontecendo. E a na quarta e quinta-feira, em função de um corredor de umidade vindo do Norte do país, as pancadas devem voltar a ser mais volumosas, especialmente no sul do Espírito Santo e no interior de Minas Gerais.
A previsão para esta terça-feira (30/1) em Montes Claros é de 25mm de chuvas, com temperatura máxima de 26ºC, mínima de 22ºC e índices de umidade relativa do ar oscilando entre 67% e 99%. Há ainda possibilidade de Montes Claros receber mais 15mm de chuvas amanhã e 15mm na quinta-feira, com a máxima variando de 28ºC a 30ºC, a mínima entre 19ºC e 22ºC, com umidade do ar entre 47% e 98%.