A probabilidade matemática de o Atlético estar na Conmebol Libertadores de 2023 é de 18,7%, nos cálculos da UFMG. O Galo empatou em 1 a 1 com o Athletico-PR, na 22ª rodada. Manteve a nona colocação, agora com 31 pontos. A tabela do Brasileiro não se alterou, praticamente, na colocação de cada time. Apenas o América trocou a lanterna com o Coritiba, que ainda irá jogar contra o São Paulo, pela 22ª rodada, no fim do mês. O Atlético ampliou em um ponto a distância para o 10º lugar Cuiabá, que perdeu para o Grêmio, fora de casa.
O time de Felipão ainda foi favorecido com o Fortaleza sendo superado pelo Fluminense, em 1 a 0. O clube nordestino, assim como o Athletico-PR e o Bragantino são os rivais acima do Atlético no caminho para o G-6, a zona de classificação original para a Conmebol Libertadores de 2024. A distância para o time de Bragança se manteve em cinco pontos, uma vez que o Massa Bruta ficou no 0 a 0 contra o Cruzeiro, no Mineirão.
O risco de rebaixamento para o Atlético é praticamente nulo, com apenas 1,3% de probabilidade no departamento de matemática da UFMG. O Santos está na primeira colocação do Z-4, com 21 pontos. Mirando para cima, a missão do Galo é tentar bater os 60 pontos, que é, historicamente, meta segura para terminar entre os seis melhores colocados da Série A.
O Galo abriu o placar na Ligga Arena aos seis minutos de jogo, acabou cedendo o empate. Se vencesse o Furacão, iria para 33 pontos, superando justamente o time rubro-negro, chegando ao sétimo lugar. Agora, fica para a próxima rodada a tentativa.
Haverá a pausa da data Fifa, e os times só voltam a atuar no Brasileiro na semana que vem. O Galo irá encarar o Botafogo na Arena MRV, dia 16 de setembro. O Athletico irá enfrentar o Flamengo, que se aproximou do vice-líder Palmeiras (39 pontos contra 41). Já o Fortaleza recebe o Corinthians, e o Bragantino joga em casa contra o Grêmio, terceiro colocado.
A partida Atlético x Botafogo será a última da 16ª rodada. Acontece no sábado, dia 16 de setembro, às 21 horas. Depois, o Galo seguirá atuando como mandante, mas diante do Cuiabá, no fim de semana seguinte