A retirada desses materiais é essencial para evitar curtos- -circuitos, rompimento de cabos e interrupções no fornecimento, especialmente quando começa o período chuvoso. A ação faz parte de um planejamento que inclui inspeções rotineiras, limpeza de rede e respostas rápidas para aumentar a resiliência da rede. “Estamos com equipes exclusivas para retirar materiais presos na rede.
Em mais de 90% das ocorrências, são restos de pipas enroscadas nas linhas. Esse tipo de material pode conduzir eletricidade e provocar curtos-circuitos,” afirma o superintendente da Regional Centro da Cemig Distribuição, Ernando Braga.
Durante o período seco, a incidência de ventos favorece a soltura de pipas e, consequentemente, o acúmulo de materiais na rede, um fator que amplia o risco com a chegada das chuvas a partir de outubro.
A Cemig mantém campanhas educativas permanentes e reforça a orientação aos pais e responsáveis para que crianças e adolescentes não soltem pipas próximo à rede elétrica e nunca tentem retirar materiais enroscados nos cabos. “Soltar pipa é uma diversão saudável, desde que longe da rede elétrica. Se a pipa enroscar, não tente retirar. Nossas equipes são treinadas e equipadas para realizar esse trabalho com segurança,” complementa Braga