[views count="1" print="0"]

Cejusc Itinerante é realizado em três comarcas do Norte de Minas

Equipes do Fórum de Brasília de Minas e da 3ª Vice-Presidência do TJMG

As Comarcas de Brasília de Minas, Coração de Jesus e Pirapora, receberam, nos dias 5, 6 e 7/11, mais uma etapa do Projeto Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante, iniciativa da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento foi realizado em parceria com o Projeto MP Itinerante, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e com outros órgãos e entidades.

Os eventos contaram com a participação de servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do Cejusc das três comarcas e tiveram o apoio de equipe da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin) do TJMG, que realizou sessões conciliatórias de demandas previamente agendadas.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – Foram oferecidos vários serviços à comunidade. Além das audiências de conciliação realizadas pelo Cejusc, os parceiros realizaram escuta e acolhimento de demandas da população; consulta e análise de processos; recebimento, análise e encaminhamento de críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços do MPMG.

Também foram realizados atendimentos e orientações jurídicas; emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; habilitação de carteira de trabalho digital, via aplica tivo “Gov.br”, e informações sobre seguro-desemprego.

 CASAMENTO COMUNITÁRIO – O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Pirapora, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), em parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Pirapora, promoveu também, no município de Jequitaí, ação que formalizou a conversão de união estável em casamento de três casais.

Para o juiz coordenador do Cejusc de Pirapora, Felipe Zanotto, a ação em Jequitaí, em parceria com o Ministério Público Itinerante, trouxe resultados muito positivos. A iniciativa evidenciou o papel social do Cejusc na região e a aproximação entre o Poder Judiciário e o jurisdicionado, com atendimento direto aos cidadãos, orientações e apoio para questões jurídicas.

O Magistrado destacou também que a cerimônia de casamento coletivo foi um dos momentos marcantes, oficializando a união de casais e fortalecendo laços familiares. A iniciativa reforçou a importância do Cejusc no acesso à justiça e na promoção do bem- -estar na comunidade. Evaldo foi um dos participantes do casamento coletivo: “Estamos juntos há dois anos, achamos muito bonita a cerimônia realizada, meus pais estavam presentes e também gosNORTE DE MINAS O local foi considerado pela fiscalização como sendo de alta probabilidade de intoxicação ou asfixia pela ausência de sistema de ventilação adequado nas áreas de extração de subsolo. Conforme o Ministério, os alojamentos eram precários, muitos sem acabamento em alvenaria, camas improvisadas, cozinha dentro dos cômodos, frestas que permitiam entrada de animais e intempéries, alguns sem rede de coleta de esgoto. Os trabalhadores resgatados tiveram as guias de seguro-desemprego especial emitidas e vão receber verbas rescisórias. O relatório produzido pelo MTE será encaminhado para a Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF). taram muito”, afirmou.

O promotor de justiça Rolando Carabolante salientou que, “uma vez mais, o Cejusc se fez presente no MP Itinerante, mediando conflitos, pregando a (re)conciliação e transformando a vida de pessoas. “Desta vez, tivemos também o casamento comunitário, um momento mágico para três casais, que há tempos se viam casados, mas não tinham o reconhecimento do Estado. A cerimônia, que emocionou a todos, legalizou a verdadeira família, algo importante naquela comunidade, de princípios e de valores.”

PARCEIROS – Além do TJMG e do MPMG, estiveram presentes a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal, a Ordem dos Advogados – Seção Minas Gerais (OAB/MG), a Copasa, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), além de outros colaboradores e voluntários.

CEJUSCS – O Projeto Cejusc Itinerante, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Agin, tem como finalidade proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022. Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

Equipes do Fórum de Brasília de Minas e da 3ª Vice-Presidência do TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Bazar Presente é realizado neste fim de semana no bairro Canelas
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG