[views count="1" print="0"]

Cejusc Itinerante é realizado em três comarcas do Norte de Minas

Equipes do Fórum de Brasília de Minas e da 3ª Vice-Presidência do TJMG

As Comarcas de Brasília de Minas, Coração de Jesus e Pirapora, receberam, nos dias 5, 6 e 7/11, mais uma etapa do Projeto Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante, iniciativa da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento foi realizado em parceria com o Projeto MP Itinerante, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e com outros órgãos e entidades.

Os eventos contaram com a participação de servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do Cejusc das três comarcas e tiveram o apoio de equipe da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin) do TJMG, que realizou sessões conciliatórias de demandas previamente agendadas.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – Foram oferecidos vários serviços à comunidade. Além das audiências de conciliação realizadas pelo Cejusc, os parceiros realizaram escuta e acolhimento de demandas da população; consulta e análise de processos; recebimento, análise e encaminhamento de críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços do MPMG.

Também foram realizados atendimentos e orientações jurídicas; emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; habilitação de carteira de trabalho digital, via aplica tivo “Gov.br”, e informações sobre seguro-desemprego.

 CASAMENTO COMUNITÁRIO – O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Pirapora, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), em parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Pirapora, promoveu também, no município de Jequitaí, ação que formalizou a conversão de união estável em casamento de três casais.

Para o juiz coordenador do Cejusc de Pirapora, Felipe Zanotto, a ação em Jequitaí, em parceria com o Ministério Público Itinerante, trouxe resultados muito positivos. A iniciativa evidenciou o papel social do Cejusc na região e a aproximação entre o Poder Judiciário e o jurisdicionado, com atendimento direto aos cidadãos, orientações e apoio para questões jurídicas.

O Magistrado destacou também que a cerimônia de casamento coletivo foi um dos momentos marcantes, oficializando a união de casais e fortalecendo laços familiares. A iniciativa reforçou a importância do Cejusc no acesso à justiça e na promoção do bem- -estar na comunidade. Evaldo foi um dos participantes do casamento coletivo: “Estamos juntos há dois anos, achamos muito bonita a cerimônia realizada, meus pais estavam presentes e também gosNORTE DE MINAS O local foi considerado pela fiscalização como sendo de alta probabilidade de intoxicação ou asfixia pela ausência de sistema de ventilação adequado nas áreas de extração de subsolo. Conforme o Ministério, os alojamentos eram precários, muitos sem acabamento em alvenaria, camas improvisadas, cozinha dentro dos cômodos, frestas que permitiam entrada de animais e intempéries, alguns sem rede de coleta de esgoto. Os trabalhadores resgatados tiveram as guias de seguro-desemprego especial emitidas e vão receber verbas rescisórias. O relatório produzido pelo MTE será encaminhado para a Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF). taram muito”, afirmou.

O promotor de justiça Rolando Carabolante salientou que, “uma vez mais, o Cejusc se fez presente no MP Itinerante, mediando conflitos, pregando a (re)conciliação e transformando a vida de pessoas. “Desta vez, tivemos também o casamento comunitário, um momento mágico para três casais, que há tempos se viam casados, mas não tinham o reconhecimento do Estado. A cerimônia, que emocionou a todos, legalizou a verdadeira família, algo importante naquela comunidade, de princípios e de valores.”

PARCEIROS – Além do TJMG e do MPMG, estiveram presentes a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal, a Ordem dos Advogados – Seção Minas Gerais (OAB/MG), a Copasa, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), além de outros colaboradores e voluntários.

CEJUSCS – O Projeto Cejusc Itinerante, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG e executado com apoio da Agin, tem como finalidade proporcionar o acesso facilitado à Justiça e promover a resolução pacífica de conflitos junto à comunidade, nos moldes das Resoluções CNJ nº 125/2010 e nº 460/2022. Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

Equipes do Fórum de Brasília de Minas e da 3ª Vice-Presidência do TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações 
Café Empresarial da ACI tem foco em mudanças, inovação e conexão entre empresários
Câmara de Montes Claros volta com suas atividades
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras