Ao longo do mês de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) irá promover pelo segundo mês uma série de webinários sobre temas de relevância para o contexto de proteção do território e governança das águas. Com a participação de especialistas e da comunidade espalhada pela bacia, os webinários acontecerão sempre às terças-feiras, a partir das 18h30, no canal do CBH Rio das Velhas no YouTube.
O chamado ‘Agosto: mês do conhecimento na Bacia do Rio das Velhas’ ocorre pelo segundo ano consecutivo, após o sucesso da empreitada em 2023.
PROGRAMAÇÃO
6/8 (terça-feira), às 18h30 – Webinário Confira a programação para 2024:
Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia do Rio das Velhas.
No meio urbano é raro encontrar alguém que de fato se preocupe com as nascentes ou imagine que elas existam dentro das cidades. As paisagens urbanas muitas vezes impedem que as pessoas as enxerguem e compreendam o quanto são importantes para a sobrevivência dos rios. Ao contrário do que se pensa, elas são muitas e estão espalhadas por diversas partes da Região Metropolitana. A Grande BH possui inúmeros córregos e ribeirões.
Pensando nesse processo de preservação, valorização e recuperação das nascentes, córregos e rios, o CBH Rio das Velhas chegou a desenvolver o projeto de “Valorização das Nascentes Urbanas das Bacias dos Ribeirões Arrudas e Onça”. Agora, mais de cinco após o ápice do projeto, o Comitê reúne especialistas e pessoas que ajudaram a construir a iniciativa para debater os desafios ligados à preservação de nascentes no ambiente urbano. O webinário, nesse contexto, será composto por três diferentes e complementares momentos:
NASCENTES
(Márcia Marques – Mestre em Geografia e Análise Ambiental, Coordenadora de Integração do Instituto Guaicuy/Projeto Manuelzão, coordenadora do Projeto Cercadinho Vivo, professora universitária e consultora na área de meio ambiente. Coordenadora do Subcomitê Ribeirão Arrudas e membro da CTECOM)
MUNICÍPIOS
(Eric Alves Machado – Historiador, fiscal ambiental e superintendente de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem. Ex-coordenador do Subcomitê Ribeirão Onça e atual coordenador da CTOC)
TAMBORIL
(Marcos Paulo Vieira Torres – Líder comunitário na regional Norte de BH, educador ambiental e cuidador de nascentes)
MEDIAÇÃO
Marcio Lima (Historiador, professor da Rede Municipal de Ensino em Belo Horizonte, assessor do Gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem. Conselheiro do CBH Rio das Velhas, ex-coordenador do Subcomitê Ribeirão Onça e atual membro da CTPC).