O caos estacionou em alguns dos principais corredores de escoamento viário de Montes Claros, na tarde-noite de quinta-feira (25/1). Tudo por causa de uma carreta que teve um problema mecânico ao fazer uma manobra na Avenida Governador Magalhães Pinto, na altura dos bairros Vera Cruz e Alcides Rabelo, já próximo ao Trevo da Cowan. O veículo ficou totalmente atravessado na pista, sem espaço nem mesmo para uma motocicleta passar. Resultado: um grande engarrafamento no sentido centro ao aeroporto.
O congestionamento começou já na intercessão do Trevo da Máster Center, no Centro, e se prolongou pela Avenida Geraldo Athayde, até o ponto onde a carreta ficou atravessada. No meio do engarrafamento, várias carretas e ônibus, com o estresse aparente na face de motoristas e passageiros. O problema gerado pela carreta, que quebrou ainda no meio da tarde, impactou várias vias, inclusive a Avenida Floriano Peixoto, na desembocadura da Praça Itapetinga, na Avenida Geraldo Athayde, no Bairro Alto São João.
Com o passar do tempo, o buzinaço se acentuava, o número de veículos aumentava, o mesmo ocorria com a falta de paciência de alguns motoristas, enquanto motociclistas faziam costuras e aproveitavam os corredores para avançar. Era por volta das 18 horas, quando todo mundo saía do serviço. O impacto alcançou também a Avenida Dulce Sarmento, já que muitos condutores optaram por passar por dentro do Bairro Vera Cruz até chegar à aquela via.
Já no alto da Avenida Governador Magalhães Pinto, a opção encontrada pelos motoristas foi passar por vias dentro da Vila TupãVera Cruz, para chegarem à Avenida Deputado Plínio Ribeiro, para avançarem para as regiões do Grande Planalto, Village do Lago, Jaraguá e Aeroporto. A carreta quebrada demorou a ser retirada do local e muita gente demorou a chegar em casa ou ao local de trabalho.