Nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Esta- do de Minas Gerais (TCE- -MG), o deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT) anunciou que tomará posse no novo cargo na próxima segunda-feira (1°/12). O confirmação foi feita nessa quarta-feira (26/11), durante sessão extraordinária no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Ao longo de oito mandatos consecutivos, Alencar acumulou 31 anos de vida legislativa. Agora, com a mu- dança de função aprovada pela ALMG em agosto, por unanimidade, e oficializa- da pelo governador Romeu Zema (Novo) em publicação no Diário Oficial de outubro, ele deixa sua cadeira para o primeiro suplente do PDT, Carlos Pimenta, cuja posse já está marcada para a próxima quinta-feira (4/12).
Médico e ex-vereador de Montes Claros, Pimenta foi deputado por sete mandatos, mas não se reelegeu no pleito anterior, ficando como suplente. Ele tem 70 anos. A nova função de Alencar no TCE encerra um ciclo iniciado em 1988, quando ele estreou na política como vereador em Belo Horizon- te. Jornalista e radialista, foi eleito deputado estadual seis anos depois e permaneceu na Casa desde então. No Tribunal, ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Alves Viana.
O TCE-MG é responsável pelo controle externo das contas públicas estaduais e municipais. Cabe ao órgão analisar e fiscalizar a prestação de contas de governadores e prefeitos, além de acompanhar a aplicação de recursos públicos. Dos sete conselheiros da Corte, quatro são indicados pela Assembleia e três pelo Poder Executivo.