Por meio do seu Departamento de Educação, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) realiza, nesta quarta-feira (29/10), uma capacitação sobre o Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do Ministério da Educação (MEC) voltado ao fortalecimento do planejamento educacional de estados e municípios.
O encontro tem como objetivo ampliar o conhecimento de gestores e servidores da área de educação sobre as diretrizes e ferramentas do Novo PAR, que passa a ser executado em ciclos quadrienais. A primeira edição reformulada abrange o período de 2025 a 2028.
Segundo o presidente da Amams e prefeito de São João da Lagoa, Ronaldo Soares Mota Dias, a iniciativa visa apoiar os municípios na elaboração de planos educacionais alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE), promovendo maior equidade na distribuição de recursos federais. “O Novo PAR fortalece a capacidade de diagnóstico das redes de ensino, permitindo que os gestores elaborem planos de ação mais conectados com a realidade local”, destacou.
Coordenadora do Departamento de Educação da Amams, Neiva de Cássia ressaltou que a nova versão do PAR busca aprimorar a qualidade dos investimentos públicos em educação, com foco na inclusão e na equidade. “O plano foi reformulado para garantir maior efetividade na assistência técnica e financeira da União aos municípios”, afirmou.
O evento, que já conta com grande número de inscrições confirmadas, reunirá participantes de diversas regiões, incluindo o Norte de Minas, Noroeste e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A programação inclui palestras e oficinas com a participação do consultor do MEC, Antônio Mota, da representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Lígia Camargos, e do representante da Undime-MG, José Fernandes.
A capacitação é uma realização da Amams em parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Undime-MG.