Há 34 anos, a campanha Papai Noel dos Correios une a solidariedade de madrinhas e padrinhos às cartinhas com pedidos de presentes vindos de crianças de todo o Brasil. A campanha deste ano foi lançada, em Montes Claros, na manhã dessa sexta-feira (24), na sede da Agência dos Correios, Praça da Matriz, centro, após percorrer numa carreata o Bairro Santa Rafaela até o centro da cidade, acompanhada da Banda de Música do 55º Batalhão de Infantaria do Exército e contou com a presença de vários funcionários. O bom velhinho, que encheu a cerimônia com o sorriso das crianças presentes e abrilhantada pela apresentação de músicas natalinas por uma orquestra sinfônica.
A gerente regional dos Correios em Montes Claros, Rita de Cássia Rodrigues Guedes, em contato com a reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, na manhã de sextafeira, disse que a campanha começou agora e termina no dia 22 de dezembro em todas as 14 agências da empresa no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, além de mais outras 97 pelo Estado. Durante a pandemia da covid-19, era feita de forma online e agora com a nova campanha as cartinhas podem ser entregues presencialmente nas agências dos Correios.
Segundo ela, são 33 mil cartinhas em Minas Gerais em suas 144 agências no Estado até Formoso, na divisa do Estado de Goiás e no Noroeste de Minas, entre as cidades de João Pinheiro e outros municípios naquela região. A gerente Rita Guedes revelou ao NJN, que são 300 funcionários dos Correios em Minas, que participam da campanha das cartinhas de Papai Noel. O lançamento da campanha foi acompanhado também pelo ex-gerente regional dos Correios por vários anos, Evaldo Jener de Fátima, ex-prefeito de Cristália, no Norte de Minas.
PARTICIPANTES – Ao longo das mais de três décadas de campanha, mais de 6,5 milhões de cartinhas foram atendidas pelos padrinhos e madrinhas. Este ano, mais de 96 mil cartas já estão disponíveis para adoção nas agências participantes e pelo Blog Noel.
A iniciativa disponibiliza cartas com pedidos de crianças que cursam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública e de instituições parceiras. As crianças com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social e que não tiveram a ação em suas escolas, ainda podem enviar suas cartinhas pelo Blog do Noel ou entregar nas agências participantes, informa a gerente Rita Guedes. Lembra ainda que uma criança pediu no ano passado em um distrito de João Pinheiro um cavalo e ganhou um de raça Mangalarga Marchador, o que a deixou muito feliz pelo presente.
Ser padrinho ou madrinha de uma ou mais crianças é muito fácil. É só retirar uma cartinha em uma unidade dos Correios participante da ação ou acessar o Blog Noel, na internet. Mas se você prefere adotar de forma online, é só acessar o site e clicar em “Adoção On-line”. Em seguida, selecione o Estado e município e as cartinhas disponíveis irão aparecer na tela, fala a gerente regional.