[views count="1" print="0"]

Câmara propõe desburocratizar perfuração de poços artesianos

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã dessa quinta-feira, audiência pública para discutir a portaria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) n° 33, de 21 de julho de 2023, que burocratiza a perfuração e renovação das outorgas de poços artesianos.

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã dessa quinta-feira, audiência pública para discutir a portaria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) n° 33, de 21 de julho de 2023, que burocratiza a perfuração e renovação das outorgas de poços artesianos. A reunião foi de iniciativa da vereadora Graça da Casa do Motor, do União Brasil, presidente da Comissão de Agricultura, que justificou o impacto na produção rural e sobrevivência das comunidades, com a dependência da retirada de água do subsolo.

A proponente da audiência, enfatizou a importância do recurso hídrico e a preocupação ambiental, solicitou a retirada da portaria e um estudo mais viável que não prejudique as comunidades rurais. “Por meio dessa nova portaria, os processos de solicitação de outorga para o uso de água a partir de poços tubulares profundos na área delimitada ficam restritos. Sabemos da preocupação ambiental, mas precisamos de água para sobrevivência humana, para o agronegócio, animais e outros. É necessário buscarmos uma solução concreta junto ao IGAM e ao Governo para resolvermos isto”, disse a vereadora.

O presidente do Comitê da Bacia do Verde Grande, Flávio Oliveira, apresentou sugestões de uso, preservação e conservação da água, propondo soluções para garantir um acesso seguro e sustentável a este recurso. “Nós temos mais de 14 propostas, muitas ideias que podem ser viáveis, o que falta é ação. Precisamos cobrar das autoridades para que estas ideias possam sair do papel”, conclui. Uma das sugestões é uma ação em nível de propriedade rural, com incentivo à produção de barragens, barraginhas, curvas de nível, recuperação de matas ciliares e de topo.

O secretário municipal de Agricultura, Osmani Barbosa, comentou sobre o momento complicado para o Norte de Minas com a questão da falta água. “Temos mais de duzentos poços na nossa região que podem ser fechados em comunidades que dependem desta água para sobrevier, produzir e consumir. Esta portaria complica ainda mais e prejudica as comunidades rurais. Precisamos de uma solução urgente para resolver este problema da melhor maneira”.

O coordenador Regional do IGAM, Wesley França, explicou que com a escassez hídrica, a população está lidando com uma grande problemática e a utilização desenfreada da água pode causar grandes prejuízos futuros. “Um grande exemplo é de outros países, como a Espanha, onde o pessoal precisou abandonar a perfuração dos poços, por não encontrar mais água no local”. O coordenador pontuou que o IGAM tem trabalhado da melhor maneira para aplicar a gestão de recursos hídricos no Norte de Minas, e que as normas vieram para ter um controle do uso sustentável da água. A Câmara Municipal fará Moção para revogar a portaria 33, de 21 de julho de 2023, que será enviada ao Governo de Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251