A Sociedade Rural completa este ano 80 anos de existência e 50 anos de realização da Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), datas celebradas na noite dessa quinta-feira, em sessão especial de homenagem na Câmara Municipal. Dezenas de pessoas, entre autoridades civis, militares, políticas, diretores e membros da entidade, produtores rurais, amigos e familiares participaram da reunião.
Proponente da honraria, vereador Marcos Nem, do Pode, destacou a importância da Sociedade Rural impulsionando a agropecuária, organizando forças políticas e econômicas na busca por investimentos na estrutura e desenvolvimento da cidade. “A Sociedade Rural fez e faz história através dos negócios, da agropecuária e da promoção da cultura. E isso é fruto da dedicação, do trabalho e paixão de todos. Sinto-me privilegiado de participar deste momento tão importante, em homenagem a esta entidade que proporciona valor, prestígio e fomenta os negócios agropecuários promovendo o desenvolvimento de Montes Claros”, afirmou ao discursar na tribuna do Legislativo.
Esteio da moral, do respeito, dos valores do trabalho, da defesa da moral e da ordem, foram pontos destacados pelo vice-prefeito, Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil e pré-candidato à Prefeitura, nas eleições de outubro deste ano, ao parabenizar a Sociedade Rural pela homenagem e importância para a cidade. O deputado federal Delegado Marcelo Freitas, do União Brasil abordou sobre as demandas do homem do campo em andamento na Câmara dos Deputados e do apoio integral na defesa da classe produtiva do país.
Em nome da Sociedade Rural, o presidente da entidade José Henrique Veloso agradeceu à Câmara pela homenagem, falou da trajetória da instituição que completa 80 anos de existência cumprindo seu papel como indutor do desenvolvimento econômico e social do Norte de Minas e da 50ª Expomontes, que começa na próxima semana.
“Realizaremos este ano a 50º Edição da Expomontes, um evento com 67 anos de tradição, que além de impulsionar fortemente a nossa economia, transformou-se também na maior festa popular da região, com público estimado, nos dez dias de evento, de 400 mil pessoas, ajudando a firmar o nosso Parque de Exposições João Alencar Athayde com um dos maiores complexos de eventos do Estado e destacando a missão maior da nossa entidade de contemplar toda a cadeia produtiva da área rural, independentemente do tamanho do produtor, acreditando que, apesar das características específicas de cada negócio, são todos importantes para o desenvolvimento do setor”, afirmou o líder ruralista.
FUNDAÇÃO – A Sociedade Agropecuária de Montes Claros foi fundada em 21 de junho de 1944 com base na necessidade de organização e representação dos produtores rurais da região, em uma época marcada por transformações sociais e econômicas em todo o país. Em 20 de fevereiro de 1951, o nome foi alterado para Associação Rural de Montes Claros e, em 28 de julho de 1975, passou-se a Sociedade Rural de Montes Claros.
A entidade é reconhecida por sua contribuição significativa para o setor agropecuário e o desenvolvimento do Norte de Minas. Entre as iniciativas de destaque promovidas pela entidade estão a defesa da interligação do Norte de Minas ao sistema energético de Três Marias; a instalação de agências de bancos federais e do escritório regional da Emater; a vinda da Sudene, do Dnocs, da Codevasf e de cooperativas.
Construiu o Parque de Exposições João Alencar Athayde, maior complexo de eventos do Norte de Minas, a casa do produtor rural na cidade, onde acontece, desde 1957 a Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), um dos eventos mais importantes do calendário agropecuário brasileiro, que promove o agronegócio, fortalece a economia, gera empregos e renda.